Resumo da Teoria da Administração
Por: danimoreira123 • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
CIENCIAS CONTABÉIS – 2°SEMESTRE “A”
NOMES:
DANIELLI SANTOS MOREIRA RA: 8409151282
RAYANE GOMES MENON RA: 8429159752
JESSICA ARAUJO MARQUES RA: 9902008944
LUCAS ROCHA GIL RA:8430169532
Os novos modelos são representações abstratas da realidade das organizações. Max Weber criou o modelo no qual o principal eram as regras burocráticas; o modelo de Etzioni focalizou o poder; Burns e Stalker criaram duas representações contrastantes. Qual é o melhor modelo? Essa pergunta não tem resposta. O modelo não é uma foto – é um desenho que depende do desenhista.
As organizações segundo Henry Mintzberg é um importante autor que estudou temas como o trabalho gerencial, a estratégia e as organizações. Para ele há sete tipos ou configurações de organizações. Cada tipo é caracterizado pela parte da organização que é mais importante para suas operações. Uma organização em particular pode apresentar mais de uma configuração ao mesmo tempo, ou configurações diferentes em partes diferentes. Tipos de organização:
Organização empresarial. A organização empresarial é o tipo mais simples de organização, fortemente centralizada na figura do executivo principal ou de um empreendedor que a fundou e a dirige.
Organização máquina. Grandes empresas industriais companhias áreas e usinas siderúrgicas são exemplos de organizações com a configuração da organização máquina.
Organização profissional. A organização profissional baseia-se na gestão conhecimento. São exemplos de organizações profissionais as escolas, os hospitais, os escritórios de advogados, contadores e arquitetos.
Organização diversificada. As organizações diversificadas são as grandes corporações empresariais, com muitas unidades de negócios, assim como as grandes universidades que tem muitos campi e os ministérios governamentais que dirigem empresas estatais.
Organização inovadora. Agências espaciais, produtoras de filme de arte, fabricam que produzem protótipos e empresas do ramo petroquímico são exemplos de organizações inovadoras.
Organização missionária. Organizações religiosas, empresas japonesas, empresas ocidentais como McDonalds e Amway são exemplos de organizações de configuração missionária.
Organização política. As organizações políticas não têm parte mais importante, nem mecanismos de coordenação geral, e são caracterizadas pelo conflito.
As organizações segundo Charles Handy, no livro Compreendendo as organizações, apresentam a idéia de que há quatro tipos de organizações, cada simbolizado por um deus da mitologia grega. O deus simbólico define a cultura da organização. As organizações centralizadas têm como símbolos Zeus, o líder dos deuses, organização centralizada, cultura do clube. Todos os caminhos levam ao chefe. Semelhante à organização empresarial de Mintzberg.
Atena, a deusa da sabedoria. Organização mecanicista, cultura dos papeis. Semelhante a burocracia de Weber e á maquina de Mintzberg.
...