Síntese sobre Escrituração Contábil
Por: FranGVV • 1/9/2016 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
Síntese sobre Escrituração Contábil
Existem algumas técnicas Contábeis que existem para organizar toda a contabilidade de uma empresa. São as escriturações, demonstrações ou relatórios contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
As escriturações são basicamente o registros dos fatos administrativos e dos atos administrativos que podem ou não afetar o patrimônio. Este registro é chamado na Contabilidade, de lançamento, e são escritos nos livros contábeis. Resumindo se tornam um conjunto de lançamentos que tiveram sua origem dos documentos que comprovam o fatos e depois registrados. Na escrituração existem dois métodos distintos: a partida simples, que registram os lançamentos individualmente sem relaciona-las entre si, e o método das partidas dobradas em que as contas se relacionam e que para cada débito possui ou crédito. A ordem com que os fatos são registrados não importa, tudo depende da forma ou da cultura organizacional que a empresa possui. Num exemplo bem simples é dado início em um livro-contábil registrando os fatos de ordem cronológica e obedecendo a ordem de contas a serem debitadas, depois contas a serem creditadas, o histórico e o valor, passando após para o livro-razão e finalmente elaborando um balancete de verificação se as contas a serem debitadas são iguais as contas a serem creditadas.
Síntese sobre as contas do Balanço Patrimonial
Tudo o que acontece em um patrimônio e relacionado a entidade são sempre traduzidos em contas, essas contas tem uma classificação para um melhor entendimento. Como na Teoria Patrimonialista defende que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, o nosso país por sua vez fez algumas modificações na Teoria e a classificou em contas patrimoniais e contas de resultado. Nas contas patrimoniais encontram-se os bens, direitos, obrigações e o patrimônio liquido, que são todos os elementos do balanço patrimonial. Nas contas de resultado, divide-se em despesa e receita. Nas despesas tudo o que se gasta possui uma conta específica. Já nas receitas estão inclusas as receitas de serviços prestados, venda de produtos, recebimentos de alugueis. Sempre o número de despesas deve ser inferior ao número de receitas. Algumas contas irão aparecer nos dois segmentos. e podem ser diferenciados pelos termos ä pagar" ou "a receber", :obtidos" ou "recebidos", etc. Sabendo que devem ser escritas de forma clara e objetiva para que não ocorram erros.
...