TCC AUDITORIA NA GESTÃO
Por: Guilherme Borges • 4/12/2018 • Monografia • 2.200 Palavras (9 Páginas) • 901 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Campo Grande - MS
2018
guilherme borges de lima[pic 6]
A IMPORTÂNCIA DOS TESTES E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA PARA A GESTÃO
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Universidade Anhanguera – UNIDERP.
Orientadora: Vilma Rezende
Campo Grande - MS
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será abordado os conceitos, a importância, e os principais testes de auditoria que são realizados em um trabalho de auditoria sendo ela externa ou interna, dando o devido suporte aos gestores das empresas, sabendo que existe dois testes de auditoria que entram nesse processo, um é o teste de observância e o outro são os testes substantivos.
Veremos que esses procedimentos são as de técnicas apropriadas que darão apoio ao auditor a obter evidências de auditoria adequadas e satisfatórias para que possa expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, de acordo com a extensão dos trabalhos a serem realizados e as circunstancias em cada situação.
Sabendo-se que o teste de observância é o teste que avalia a efetividade funcional dos controles e assim precaver distorções no controle interno da empresa, e o teste de substantivo é basicamente, um procedimento eficaz para a detecção de distorções relevantes nas demonstrações e dentro desses testes incluem os testes de detalhes das transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
Portanto, em qualquer trabalho de auditoria em que o auditor terá que fazer testes, sempre haverá uma técnica adequada para testar e avaliar a qualidade da gestão da empresa, escolhendo a técnica na aplicação dos testes. Levando em consideração também que quanto mais eficazes os controles internos da entidade auditada, menor tende a ser a quantidade dos testes, ajudando assim o auditor a elaborar um trabalho que atinja suas expectativas e as da entidade auditada.
1-1- O PROBLEMA
Para uma avaliação do controle interno da entidade e das demonstrações contábeis, o auditor deve analise e estuda o volume de transações e amostras em face dos testes de auditoria para que seja elaborado seu trabalho para que a empresa auditada se tenha uma gestão eficaz.
Um dos procedimentos de auditoria que é utilizado no trabalho é chamado de teste de observância, que tem uma ligação mais com o controle interno das empresas auditadas, e busca detectar distorções relevantes para que possa existir uma segurança de que os procedimentos dos controles da empresa estão em seu melhor funcionamento.
E o outro é chamado de teste substantivo que trata sobre a evidência de que os valores contidos nas demonstrações contábeis da empresa estão sem distorções, através de exames minuciosos dos registros contábeis das contas do grupo do ativo, passivo, receitas e despesas.
Sabendo disso, que em cada caso usa-se um teste existe uma questão sobre o tema e seria: Qual o procedimento de auditoria e mais aplicado para detectar e corrigir distorções relevantes nos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis?
2 OBJETIVOS
2.1 - OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Avaliar quais os testes mais importantes e sua aplicabilidade durante o andamento do trabalho de auditoria que sejam apropriados de acordo com a expansão dos trabalhos e apropriados as circunstâncias, para a obtenção e avaliação de evidências relevantes, chegando assim o auditor à conclusões em que fundamentam sua opinião sobre a posição da empresa auditada.
2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Estudar a importância da auditoria externa e interna na gestão empresarial.
Conhecer os procedimentos de auditoria.
Identificar os procedimentos de auditoria das demonstrações contábeis e testes mais eficazes para obtenção de evidências apropriadas.
3 JUSTIFICATIVA
O trabalho se justifica pela necessidade de demonstrar que na auditoria, será analisado o procedimento mais apropriado durante o desenvolvimento do trabalho e quais são esses procedimentos, já que com base nesses se terá o relatório de auditoria.
O motivo da realização desta pesquisa é para compreender a importância de quais os testes e procedimentos são mais eficazes para oferecerem um relatório do auditor onde produz sua opinião sobre qual é a situação da empresa auditada, e que o auditor tem que apresentar um conhecimento das etapas do processo e de qual caminho terá que seguir.
Esta pesquisa proporciona-se a abrir discussões sobre os exames que são mais realizados nas auditorias, com enfoque na gestão empresarial, já que existem várias técnicas de auditoria aplicadas pelos profissionais e o trabalho busca auxiliar gestores, estudantes, e até dos profissionais da área a adquirir mais conhecimento, e irá responder questões existentes dentro do tema proposto sobre os procedimentos que são utilizados na auditoria.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A execução do trabalho de auditoria exige a utilização de ferramentas de trabalho assim como todos os outros, que possibilitem a formação de uma opinião, fundamentando seu ponto de vista em relação a empresa auditada através de fatos, evidencias e informações possíveis, necessárias e materiais.
...