UNIVERSIDADE ESAMC CAMPINAS PEDRO RUBBI INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Por: rubbi01 • 19/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 107 Visualizações
UNIVERSIDADE ESAMC CAMPINAS
PEDRO RUBBI
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Campinas, SP
22.08.2021
A origem da contabilidade
A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro comercial. Porém, segundo IUDICIBUS, ``a contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa``. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava as ferramentas contábeis para controlar todos os seus bens. Apenas no mundo antigo, as pessoas começaram a realizar registros de todos os seus ganhos, gastos, e de todos os seus bens, fazendo assim, um registro do seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de obter o controle sobre o mesmo e avaliar o seu crescimento ou decaída. Após todo esse período, a contabilidade passa a ser mais intensa durante a Era Medieval. Foi nesse período que o Frei Franciso Luca Paciolli, considerado o ``Pai da contabilidade`` ao criar o ``método das partidas dobradas``, torna-se conhecido.
Conceituando, a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, dentro e fora da empresa. Uma fórmula rudimentar e antiga em que as pessoas usavam para as tomadas de decisões. Ressaltando que, a contabilidade não seve ser visada para somente atender as exigências do governo, mas sim para auxiliar as pessoas com a tomada de decisão.
Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária de dentro e fora da empresa, são registradas pela contabilidade, que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios, e os entrega aos responsáveis em conhecer a situação empresarial. Os responsáveis, através dos relatórios contábeis, analisam os fatos acontecidos em uma empresa, analisam os resultados obtidos, analisam as causas que levaram para aqueles resultados, e tomam as decisões necessárias em relação ao futuro.
A atividade contábil surgiu no Brasil no período do Brasil Colônia (1500-1808). Entre 1500 e 1530, as expedições marítimas portuguesas eram intensas devido á exploração de grande quantidade de matéria-prima brasileira. Especificando, eram pedras preciosas, ouro, madeiras, e derivados da cana-de-açúcar.
Criada com a mesma finalidade dos tribunais de contas atuais, Portugal fundou a casa dos Contos do Reino no ano de 1679. Como primeiro órgão de ordenação e fiscalização das receitas e despesas do Estado Português, a Casa dos Contos do Reino unia os documentos que eram referentes ás receitas e despesas estatais, sobre as quais se pretendia com maior rigor. Portanto, em 1761, o órgão foi extinto juntamente com todo o seu sistema contábil e substituído pelo Erário Régio, que teve sede em Lisboa até 1807.
O objetivo da Contabilidade
A contabilidade evoluiu drasticamente no decorrer dos anos, e segue em busca de aprimoramento e gerenciamento de todas as informações de gestão de uma empresa para uma tomada de decisão cada vez mais assertiva pelos negócios.
O objetivo das atividades contábeis, são os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações das empresas, sendo elas, públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, toda empresa, por menor que seja, necessita de uma excelente contabilidade, para que seja projetado o crescimento e evolução do seu negócio de forma estratégica.
A contabilidade tem inúmeros objetivos além desses, como, fornecer também informações econômicas para o governo, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos. Cada grupo principal de usuários dessas informações poderá, a partir delas, avaliar a situação econômica e financeira de uma empresa e fazer inferências sobre suas futuras tendências.
O objetivo da contabilidade também envolve as informações de contas a pagar e a receber, e patrimônio, e a partir delas, é possível gerar demonstrações contábeis, como, Balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrações dos lucros e de prejuízos acumulados, demonstrações de origens e aplicações de recursos.
Os atributos da informação Contábil
As informações contábeis deve ser, em geral e antes de tudo, veraz e equitativa, de forma que irá satisfazer as necessidades comuns a um grande número de diferentes usuários, não podendo privilegiar deliberadamente a nenhum deles, considerando o fato de que os interesses destes nem sempre são coincidentes.
A informação contábil, demonstra as atividades contábeis, notadamente as previstas em legislação, deve propiciar revelação suficiente sobre a Entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário, revestindo-se de atributos entre os quais são indispensáveis, como:
- Confiabilidade
- Tempestividade
- Compreensibilidade
- Comparabilidade
Da confiabilidade
A confiabilidade é o atributo que faz com que o usuário aceite a informação contábil e a utilize com a base de decisões, configurando, pois, elemento essencial na relação entre aquele e a própria informação.
A confiabilidade da informação fundamenta-se na veracidade, completeza e pertinência do seu conteúdo.
A veracidade exige que as informações contábeis não contenham erros ou tendências, e sejam elaboradas em rigorosa consonância com os Princípios fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, na ausência de norma especifica, com as técnicas e processos respaldados na ciência da Contabilidade, nos limites de certeza e previsão por ela possibilitados.
...