Uma Análise das Abordagens Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa Contábil do Programa do Mestrado Multiinstitucional em Ciências Contábeis
Por: Wiviane Sena • 5/11/2022 • Artigo • 1.938 Palavras (8 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA Carga Horária: 60 h/a
Período: 2022.1
Dias/Horário: Quintas-feiras, 8h às 12h Local: VA1
Professor: Diogo Henrique Silva de Lima
REFLEXÃO: “A contabilidade e seus usuários querem tornar algo subjetivo em objetivo”
1. OBJETIVOS:
- Conhecer os pressupostos filosóficos, fundamentos e principais tendências da pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas;
- Conhecer as principais modalidades, os diferentes procedimentos de pesquisa qualitativa e sua contribuição para os estudos na área de Ciências Contábeis;
- Desenvolver postura analítica e crítica em relação às pesquisas qualitativas em Ciências Contábeis;
- Orientar o aluno no desenvolvimento de pesquisas de orientação qualitativa com lógica, ética, rigor, relevância e qualidade metodológica.
2) EMENTA: A problemática do conhecimento. Ciência e verdade. A explicação científica. A escolha do tema. Pesquisa e Problema de Pesquisa. Abordagens metodológicas e Tipos de Pesquisa: empirista, positivista, funcionalista, sistêmica, estruturalista, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Fundamentos da pesquisa qualitativa e planejamento. Métodos de Pesquisa Qualitativa. Estratégias de Pesquisa: bibliográfica; documental; experimental; levantamento; pesquisa ex-post-facto; estudo de caso; pesquisa etnográfica e pesquisa-ação. Técnicas para coleta de evidências, dados e informações: observação; observação participante; questionário; escalas de atitudes; entrevista; focus group; análise de conteúdo; análise do discurso. Preparação dos dados, codificação e categorização temáticas. Questões práticas da escrita de relatórios de pesquisa qualitativa.
3) METODOLOGIA: O conteúdo da disciplina é trabalhado através de:
- Exposição e discussão dialogada dos temas indicados, consistindo da interação, troca de ideias e debates em sala, com discussões individuais e coletivas (em grupo), com objetivo de apresentar sínteses e complementações sobre o material de leitura;
- Apresentação em sala de aula de “pesquisas exemplares”, com objetivo de dissecar artigos de pesquisa de forma sistemática. São atividades em que grupos trazem um artigo que considerem exemplar de cada uma das abordagens e explicam o motivo de considerarem importante;
- Atividades práticas, com objetivo de proporcionar que os alunos conheçam os dilemas práticos da pesquisa qualitativa. São atividades que exercitarão algumas das estratégias e métodos de pesquisas qualitativas.
4) AVALIAÇÃO: A avaliação dar-se-á mediante os seguintes requisitos e respectivos pesos:
- Apresentações e explanações (peso 30%) – Cada grupo deve elaborar apresentações sobre os temas indicados. As apresentações devem obedecer as seguintes regras:
- Apresentações: O grupo designado deve preparar uma apresentação com duração mínima de 150 e máxima de 160 minutos;
- Todos os componentes devem ter parcelas iguais na divisão de tarefas e tempo de apresentação;
- Participação nas aulas e discussões – peso 10%: 15 minutos por grupo.
- Debates (deve seguir o decoro acadêmico necessário): Os demais grupos devem estudar e pesquisar sobre o mesmo tema, tendo cada um 15 minutos para colaborar com a discussão, sempre envolvendo os aspectos relacionados a (1) Consistência dos Fundamentos Teóricos utilizados; (2) Aspectos formais da abordagem – apresentação, rigor na escrita e na fala – divisão de tarefas e argumentação; (3) Artigo relevante sobre o tema (publicado no período de 2015 a 2018).
- Elaboração de artigo em grupo – peso 30% - O artigo pode envolver os conhecimentos discutidos nas demais disciplinas do curso;
- Apresentação do Projeto de Pesquisa - 60 minutos por grupo.
- Data para entrega do artigo final: 31.10.2020.
- Prova Escrita – peso 30%
5) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O conteúdo do programa está distribuído em aulas, com indicação das temáticas a serem trabalhadas. As leituras designadas e apontadas de forma específica pelos professores são obrigatórias. As demais são complementares, ou seja, é aconselhável que sejam lidas o quanto possível, principalmente para os mais novatos no campo de estudos de métodos e análises (Veja Apêndice I).
GRUPOS:
- G1 – AMANDA, NATÁLIA, CÍCERO, LENILSON;
- G2 – RENATA, CRISLANGE, MARÍLIA, SANDRA;
- G3 – CLAUDIA, ELI, KYANNE, RARYSON, ELIANE;
- G4 – FELIPE, SUZANE, GUSTAVO, JÉSSICA;
- G5 – FRANCISCO, KELLY, RAYANE, ROBERTO E WIVIANE.
Bibliografia Recomendada
ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BAUER, Martin W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4ª ed. Tradução Pedrinho Guareshi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4 ed. Tradução Pedrinho Guareshi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
...