“O Uso de Abordagens Qualitativas na Pesquisa em Serviço Social”, de Maria Lúcia Martinelli
Por: tamymelo • 23/9/2015 • Projeto de pesquisa • 274 Palavras (2 Páginas) • 5.392 Visualizações
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
A partir da leitura do texto: “O Uso de Abordagens Qualitativas na Pesquisa em Serviço Social”, de Maria Lúcia Martinelli, responda com suas palavras:
Quais as principais características da pesquisa qualitativa?
A pesquisa qualitativa pode ser o levantamento de dados para compreender e/ou interpretar determinados comportamentos e expectativas. É um tipo de pesquisa que pode indicar dados previsíveis. São conhecimentos baseados em dados exatos. É a pesquisa subjetiva, que não tem questões tão claras.
Qual é seu objetivo?
O objetivo da pesquisa qualitativa é a observação, descrição, compreensão e significado. Por exemplo, quando quero ter uma melhor campanha de marketing, é importante entender a percepção do cliente, compreender a escolha de voto dos “entrevistados” e analisar o modo de trabalho da concorrência.
O que a diferencia da pesquisa quantitativa?
A pesquisa quantitativa aponta dados de determinado grupo. É como pesquisa de campo. Podem ser coletadas por entrevista individual ou questionários, por exemplo. A diferença é que as questões são mais objetivas e claras.
Existem pontos de convergência entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa?
Ambas são métodos de pesquisa. Elas podem pesquisar de formas diferentes um mesmo objeto.
Qual a importância da pesquisa qualitativa para o Serviço Social?
A pesquisa qualitativa em Serviço Social possibilita um aprofundamento real do conhecimento. É importante para nos capacitar no cotidiano, reforçando o compromisso do pesquisador com o conhecimento técnico. É por meio da pesquisa qualitativa que podemos superar toda uma prática onde o assistente social possa encarar a realidade contraditória e desigual. Onde o assistente social atua enquanto profissional pensante, deixando de ser apenas um prestador de serviços.
Bibliografia:
MARTINELLI, Maria Lucia. Pesquisa qualitativa: Um instigante desafio. São Paulo – Veras Editora, 1999.
...