ÉTICA DO ADVOGADO COM AO CLIENTE
Por: Priscila81963266 • 12/6/2015 • Monografia • 15.622 Palavras (63 Páginas) • 272 Visualizações
COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA DE SÃO PAULO
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA
FACULDADE DE DIREITO
VÂNIA MARIA AGUIAR LINCK
ÉTICA DO ADVOGADO COM AO CLIENTE
CANOAS, NOVEMBRO DE 2008.
ÉTICA DO ADVOGADO COM O CLIENTE
Trabalho de conclusão de Curso apresentado como requisito parcial á obstenção do grau de Bacharel em Direito pela universidade luterana do Brasil.
Orientadora: Tahis Andrade
Canoas, Novembro de 2008.
Agradecimentos:
Primeiramente quero agradecer a Deus pela chance que me deu com a minha idade conseguir fazer uma faculdade. Quero agradecer também aos meus professores que durante todo o curso tiveram comigo toda a paciência do mundo fazendo com que eu chegasse até aqui, um agradecimento especial a minha orientadora Tahis que com a sua dedicação me orientou para esse trabalho.
Agora vai um agradecimento mais que especial á minha família, meu marido, meus filhos, minha filha que quando eu não podia dirigir ela se prontificava a me levar para Ulbra para que eu não faltasse á aula meus netos, minhas noras, meu genro que durante todo o curso me incentivaram a continuar e que com muito orgulho falavam aos amigos que eu estava fazendo direito, agradecer aos meus amigos que de uma maneira ou outra sempre colaboraram comigo e têm alguns que jamais vou esquecer.
RESUMO
A Ética do advogado com o cliente, trata de laços quase afetivos e emocionais e deve ser sempre acompanhado de acordo com a sociedade, sempre fazendo com que a sociedade consiga alcançar seus objetivos nas relações humanas, e dentro das leis. Este trabalho apresenta ética em seus mais valiosos contextos tentando buscar o conhecimento sobre a mesma em várias alternativas profissional e principalmente a relação do advogado com seu cliente que é o tema do referido trabalho.
Palavras chave: Ética, moral, advogado, profissão, sigilo.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................
2. CONCEITO DE ÉTICA.........................................................................
ÉTICA E MORAL.................................................................................
ÉTICA E DIREITO................................................................................
DA IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS PROFISSÕES........................
A ÉTICA JURÍDICA.............................................................................
A ÉTICA DO ADVOGADO............................................................
RELAÇÃO ADVOGADO COM O CLIENTE.................................
O SIGILO PROFISSIONAL.................................................................
3. CONCLUSÃO........................................................................................
3.1. BIBLIOGRAFIA. .................................................................................
INTRODUÇÃO:
A questão ética é problema central da nossa atualidade, pois, vivenciamos uma vasta falta de ética, que apresentam diversos danos ao ser humano. Tal preocupação é geral por parte da humanidade pela necessidade que temos em ter a ética em tudo que fizemos.
Esta característica expressa a forma individual ou coletiva com que cada pessoa do grupo ou categoria se relaciona socialmente.
Devido a esse fato o trabalho visa demonstrar uma análise da responsabilidade de cada pessoa principalmente os advogados como forma de evitar e frear os danos acasionados por falta de moral e ética em nossos tempos.
O presente trabalho de conclusão será feito uma exposição sobre ética, ou melhor, ética do advogado junto ao cliente. Visa analisar primeiramente a ética em seu aspecto geral, para depois reduzir a abrangência do tema até chegar á analise do tema em si, que é a ética do advogado.
Dessa forma, no primeiro capitulo, será analisado a ética juntamente com a moral, conceito, natureza jurídica e elementos estruturais. Após essa explanação, a seguir será apresentado à ética do advogado, apresentando-se num primeiro momento o seu histórico, e fazendo uma analise da evolução legislativa da ética do advogado em si, para somente então analisar até onde o advogado pode atuar sem sair da ética
...