Ação de consignação de pagamento
Por: marcusteglich • 10/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 747 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CIVEL DA CIDADE /ESTADO
Oséas sobrenome completo, nacionalidade..., profissão..., estado civil, RG número..., inscrito no CPF número..., residente e domiciliado à rua..., número..., bairro..., cidade..., Estado..., CEP..., devidamente representado por seu advogado, nome completo, OAB número..., com escritório profissional na rua..., número..., bairro..., cidade..., Estado..., CEP..., onde recebe notificações conforme art. 106, I do CPC, vem perante Vossa Excelência apresentar
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
em face de
Locadora Carro e automóveis LTDA, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ número..., com sede à rua..., número..., bairro..., Cidade..., Estado..., CEP..., e Leontino Silveira, sobrenome completo, nacionalidade..., estado civil..., RG número..., CPF número..., residente e domiciliado à rua..., número..., bairro..., Cidade..., Estado..., CEP..., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos
DOS FATOS
O autor celebrou contrato de locação, por um prazo de doze meses, iniciado no mês passado, com a Locadora Carro e Automóveis LTDA.
No entanto durante a vigência do contrato, logo ao terceiro mês, recebeu uma notificação judicial do SR Leontino Silveira, o qual afirma ser o adquirente do veículo locado, e apresenta contrato de compra e venda do veículo em questão, firmado com a locadora originaria. E desta foma notifica o autor que a partir desta data, deverão as parcelas vincendas serem pagas a ele.
Porém, ao buscar esclarecimentos junto a locadora originária, esta lhe informou desconhecer tal contrato.
Desta forma o autor encontra-se em dúvida sobre quem é o verdeiro credor das prestações mensais vincendas, e assim se serve da presente demanda para que o judiciário decida qual dos dois réus é o verdadeiro credor.
DOS FUNDAMENTOS
Como há dúvida em quem é credor, esta ação está sendo proposta com base no artigo 547 do CPC, que dispõe que em caso de dúvida, a ação deve ser proposta em face dos possíveis credores para que estes demonstrem sua condição de credor.
O pagamento por consignação tem previsão no art. 334 do CC, como sendo uma das formas de extinção das obrigações e o artigo 335, IV do CC dispõe que se houver dúvida sobre quem legitimamente deve receber a obrigação este é o meio a ser utilizado. E ainda com fulcro no artigo 336 CC, o valor será depositado na forma e valor contratados.
E por se tratar de prestações mensais sucessivas, estas serão depositadas mensalmente na conta judicial aberta, com fulcro no artigo 541 do CPC.
DOS PEDIDOS
Diante do exposto requer
- Seja recebida a presente ação de consignação com o deferimento de prazo para a realização do primeiro depósito em 5 dias, na forma do art. 542, I do CPC;
- A citação do réu para que levante depósito ou ofereça contestação na forma do artigo 542, II do CPC;
- Seja declarada a procedência do pedido e extinta a obrigação, e ainda a condenação do réu a custas e honorários advocatícios;
- A produção de todas as provas em direito admitidas.
DA-SE À CAUSA O VALOR DE …...
Cidade, dia..., mês..., ano...
Nome do advogado...
OAB número...
...