TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação Popular

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ____ Vara Federal de Florianópolis da Seção Judiciária de Santa Catarina 



                           
JOÃO, brasileiro, "eleitor” (título eleitoral anexo), Estado Civil   , Profissão  , carteira de identidade n.° , CPF: , residente e domiciliado na cidade de , na Avenida  , n.° , bairro , vem, por seu advogado que esta subscreve, com doc em anexo, à presença de V. Ex.a, , propor a presente,

AÇÃO POPULAR

COM PEDIDO DE SUSPENSÃO LIMINAR



                         
nos termos do art. 5º, LXXIII, da Constituição Federal e Art. 6º da Lei 4.717/65 em face do SENADOR DA REPÚBLICA, o Ilmo. Sr., com domicílio profissional no prédio do Senado Federal, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, DF,   pelos motivos que passa a expor:

  1. DOS FATOS



                         
Como demonstram as publicações em anexo, o Réu contratou através de licitação obra de reforma de seu gabinete onde serão gastos pelo Senado Federal o absurdo de R$ 1.000.000,00 para, como declarou na imprensa, a “manutenção adequada ao cargo que exerce”, sendo que, como pode ser extraído do edital de licitação serão feitas obras totalmente dispensáveis que só servem ao propósito de tornar o gabinete em um local de luxo e ostentação, totalmente distinto da realidade que enfrentamos em nosso país e, em particular em nosso estado que o elegeu. Instalações tais como sala de projeção de filmes com aquecimento e resfriamento de ambiente não condizem com a atividade realizada com um Senador da República.

      2- DO DIREITO

 2.1 – DO CABIMENTO


                       
Pelo disposto no art.5º, inciso LXXIII, da CRFB, a Ação Popular é o meio constitucional posto à disposição de qualquer cidadão para obter a invalidação de atos ou contratos ilegais ou lesivos ao patrimônio público, a moralidade pública e a outros bens jurídicos indicados no texto constitucional.

                    Como pode ser extraído do Edital de Licitação da obra in casu, o ato atenta à moralidade administrativa, principio expresso a ser seguido na Administração Pública no caput do art. 37 da Constituição Federal vigente, pela escolha de itens suntuosos, desproporcionais e desnecessários para um gabinete de representação parlamentar em meio à uma crise de proporções mundiais com notório desaquecimento da economia brasileira

                     Ademais, cabe ressaltar a ilegalidade do ato que se pretende anular, visto que se desviam dos princípios da Administração Pública, tais como a impessoalidade e da probidade do agente público, no que diz respeito à adequação do espaço público a preferências pessoais a um custo absurdamente elevado.

                      Seguindo os mandamentos do art. 2º, “d”, “e”, e § único da Lei 4717/65, podemos concluir que estamos diante de ato lesivo ao patrimônio público e que pode ser inferido desvio de finalidade nas intenções do réu no que diz respeito à finalidade da reforma de seu gabinete, dessa forma, o ato está eivado de nulidade cabendo a intervenção do poder  judiciário para reparar tal ilegalidade.

                      Conforme os ditames da Lei 4717/65, no seu art. 11, pelos fatos aduzidos na presente, seja invalidado do ato administrativo, e que o réu condenado a reparação em perdas e danos ao erário.

  1. DA SUSPENÇÃO LIMINAR

                      O relevante fundamento invocado é pautado nos argumentos fáticos e jurídicos trazidos por essa exordial, que exprimem a existência do bom direito no que diz respeito ao cancelamento da flagrante ilegalidade do ato administrativo proposto pelo agente público.

                       No que concerne ao periculum em mora, faz-se necessária a sustação de quaisquer atos para uso de recurso público para pagamento dos gastos astronômicos da licitação proposta, objeto desta ação para que, desta forma não haja prejuízo ao erário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com