A ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA AMEAÇA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS
Por: fiapo33 • 5/4/2018 • Dissertação • 11.733 Palavras (47 Páginas) • 192 Visualizações
FUNCESI - FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA DE ENSINO SUPERIOR DE ITABIRA[pic 1]
FACHI - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE ITABIRA
ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA AMEAÇA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS
ITABIRA – MG
2016
Alunos: Ana Mara Silva[pic 2]
Anna Beatriz Cruz
Bruno Windimark
Maressa Alves
Sabrina Ribeiro
Sérgio Ambrósio
Tales Vilela
Thais Coelho A. Rezende
Wanessa Dias da Conceição
Wellington Ferreira
Wellington de Oliveira
ALIENAÇÃO PARENTAL: UMA AMEAÇA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS
ITABIRA – MG
2016
Sumário
1- INTRODUÇÃO 4
1.1- Problema 5
1.2- Objetivo Geral 5
1.3 Objetivos específicos 5
1.4 Justificativa 5
2 – METODOLOGIAS DE PESQUISA 6
2.1 Procedimentos Metodológicos 7
2.2 Caracterização da Pesquisa 8
2.3 Tipo de pesquisa 8
2.4 Universo e amostra 9
2.5 Coleta de dados 10
2.6 Tratamentos dos dados 10
2.7 Limitações da pesquisa 11
3- A ALIENAÇÃO PARENTAL 11
3.2- Conceito e noções preliminares: 12
3.3- Abordagem jurídica 14
3.3.1- Estatuto da criança e do adolescente (ECA) 14
3.3.2- Contexto da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010 15
4- O PAPEL DA PSICOLOGIA 19
5- AS MOTIVAÇÕES DO ALIENADOR 23
6- AS VÍTIMAS 24
6.1- O alienado 26
6.2- O filho 27
7- CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS DA ALIENAÇÃO PARENTAL 28
8- ANALISE DOS DADOS 29
9- CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
10- APENDICE 35
11- REFERÊNCIAS 37
1- INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea, é possível observar que o número de divórcios vem aumentando. Conforme dados citados pelo IBGE, nesta década o Brasil já atingiu a marca de quase dois divórcios por mil habitantes. Observa-se a partir deste fato, que muitos destes casais têm filhos, o que torna, por vezes, conturbada essa separação. Existem muitas dissoluções pacíficas, onde ex-cônjuge ou ex-companheiro(a), embora já não compartilhando o mesmo teto, são capazes de conviver de forma tranquila com este e também com o filho.
Todavia, não há como negar que muitos ex-casais vivem em uma intensa discordância, troca de insultos, difamações, calunias, ou seja, não suportam o luto da separação ou mesmo por vingança um quer prejudicar o outro. Mas como fica a criança ou adolescente dentro desse processo. Talvez a palavra certa não seja processo, mas duelo, pois este vocábulo sugere que há uma espécie de disputa ou luta. Sim, é aí que se encontra o filho, justamente nesta tênue intercessão de inculpações mútuas e de incertezas, uma vez que tal incidência se dá em grande escala na fase de transformação dos filhos. Assim, estes são usados como um aparelho de agressividade direcionada ao ex-parceiro, havendo uma contradição de sentimentos e destruição do vínculo entre ambos.
Diante do contexto apresentado, e levando-se em conta a necessidade de uma abordagem focada no conhecimento sobre a temática e na necessidade de alertar sobre os riscos fez-se necessário o desenvolvimento deste trabalho. O estudo levará em conta a incidência desse evento nesta década, evidenciado como nosso problema a ser analisado. Esta pesquisa tem sua base bibliográfica, propondo, como objetivo, uma apreciação jurídica e psicológica, delineando de forma mais específica à situação de pais e filhos envolvidos nessa situação problemática, contexto esse que servil de base para a formulação do problema de pesquisa.
1.1- Problema
Diante do contexto relatado, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: a Alienação parental foi, e atualmente é, uma ameaça para desenvolvimento psicossocial de crianças, jovens e adolescentes?
1.2- Objetivo Geral
No intuito de responder ao problema de pesquisa apresentado, foi elaborado o seguinte objetivo geral: Identificar se a alienação parental foi, e atualmente é, uma fonte de problemas psicossociais na formação de crianças, jovens e adolescentes.
1.3 Objetivos específicos
Para responder o problema proposto, foram traçados os seguintes objetivos específicos:
Identifica e analisar o contexto histórico e jurídico da alienação parental;
Identifica e analisar o papel da psicologia na identificação e tratamento da alienação parental;
Levantar e analisar as percepções de profissionais das áreas da psicologia psiquiatria e da área jurídica sobre a alienação parental;
Identifica e analisar a condição do alienado, do alienador e da vitima de alienação;
Identifica e analisar as causas e consequências da alienação parental;
1.4 Justificativa
Nesse sentido, nos últimos anos, nota-se que foram feitas várias registros sobre o assunto, o qual foi denominado “alienação parental”. Cita-se como referência para tal investigação, várias reportagens do setor midiático, dentre elas faz-se alusão ao noticiário no programa “Fantástico” exibido no dia 21 de junho de 2009 na rede globo, o qual noticia a história de um pai que usa seu filho para espionar a mãe. Posteriormente, duas revistas trataram do tema, sendo elas a “Isto é” e a “JC Revista”.
...