A ARTE DE TER RAZÃO” DE ARTHUR SCHOPENHAUER
Por: advjunior23178 • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
FACULDADE DE CASTANHAL-FCAT
Junior Alves da Costa
“A ARTE DE TER RAZÃO” DE ARTHUR SCHOPENHAUER
CASTANHAL-PA
2015
FACULDADE DE CASTANHAL –FCAT
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: HERMENÊUTICA JURÍDICA
TURMA: B, 10º Semestre, Noturno B
PROFESSOR: DIEGO FONSECA MASCARENHAS
ALUNO: JÚNIOR ALVES DA COSTA
DATA: 27/10/2015
“A ARTE DE TER RAZÃO” DE ARTHUR SCHOPENHAUER
Introdução
Este trabalho se propõe nesse primeiro momento, conforme orientação docente, analisar um dos aspectos enunciativos do filme “Obrigado por fumar” (Thank You for Smoking, EUA, 2005).
Neste contexto, debruço-me a identificar no filme uma falácia e relaciona-la dentre as catalogadas pelo autor Arthur Schopenhauer no âmbito de sua visão erística de argumentação.
Em um segundo momento, devo escolher uma falácia dentre as várias levantadas pelo auto e, relaciona-la com um discurso retorico cotidianamente testemunhado por todos.
“Obrigado por fumar”
A trajetória do filme deixa claro que, o personagem Nick Naylor, por vezes manipula a opinião pública, com seu incrível dom de persuadir.
O filme é muito interessante com vários momentos críticos para o personagem, que sempre encontra uma saída inteligente para todas elas, no entanto, vô me deter ao momento que mais me chamou atenção, que foi quando o Senador pergunta a Nick Naylor
“quem patrocina quem patrocina a Academia de Estudos sobre o Tabaco?”
Responde Nick Naylor:
“O Conglomerado do Tabaco”
O senador enfatiza em seguida:
“São as indústrias de cigarro?”
Novamente Nick Naylor responde:
“Na maior parte, sim.”
Neste momento fica claro para Nick Naylor, e também para o espectador, atento que, a intenção do Senador é colocar em cheque a credibilidade das pesquisas e seus resultados apresentados pela Academia de Estudos sobre o Tabaco, haja vista ser as industrias do tabaco ser sua principal colaboradora.
De forma ágil e muito inteligente Nick Naylor, prevendo a intenção do Senador rapidamente já prepara sua resposta, moldando o objetivo de seu adversário ao seu alvedrio logo após o Senador prosseguir se referindo a Academia de Estudos dizendo:
“E isso afeta as prioridades dela?”
Nick Naylor retruca:
“Não. Como estou certo de que contribuições de campanha não afetam as suas.”
Neste momento, segundo o texto em estudo o personagem Nick Naylor aplica o estratagema n.º 26, denominado retorsio argumenti, segundo o qual deve-se “Usar a proposição adversária contra o próprio, dando a impressão de má compreensão do caso.”
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