A CONTESTAÇÃO COM PEDIDO DE RECONVENÇÃO
Por: slg2122 • 20/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 84 Visualizações
AO JUÍZO DA 5° VARA CÍVEL DA CAPITAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
PROCESSO Nº 111111111111
Guilherme... de nacionalidade ..., estado civil ... , portador do RG de n° ... , inscrito no CPF ... , profissão ... , residente e domiciliado na rua ... , n° ..., bairro ... , cidade ... , CEP ... ,vem a presença de vossa excelência por meio de seu advogado infra assinado com fulcro no artigo 335 e 336 do código de processo cívil propor ;
CONTESTAÇÃO COM PEDIDO DE RECONVENÇÃO
Em face de Patrícia ... nacionalidade ..., estado civil ... , portadora do RG de n° ... , inscrito no CPF ... , profissão ... , residente e domiciliado na rua ... , n° ..., bairro ... , cidade ... , CEP ...
BREVE SÍNTESE DA INICIAL
Alega a parte autora que dirigia seu veículo na rua 001, na cidade de Belo Horizonte MG quando se envolveu em um acidente de transito com o veículo do réu. Em decorrência do acidente, sofreu danos materiais no valor de 40.000,00 mil reais, valor que foi utilizado pra consertar o veículo.
De acordo a mesma o acidente foi provocado por culpa do réu, pois estaria dirigindo acima da velocidade permitida, pleiteando a indenização pelos danos materiais sofridos. Deu a causa o valor de 1.000,00 e declarou não desejar audiência de conciliação por ter feito acordo extrajudicial, e o mesmo foi infrutífero. É inexistente qualquer direito a ser reparado à autora pois a mesma se encontrava embriagada no momento do acidente, tendo inclusive avançado o sinal vermelho.
DA TEMPESTIVIDADE
O artigo 219 do código de processo civil dispõe que;
Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.
Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se somente aos prazos processuais.
E o art. 231 inciso I, CPC
I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;
Conforme dispõe os artigos acima a peça processual é tempestiva, pois o prazo para a apresentação da contestação é de 15 dias a partir da juntada da carta de citação o prazo final para a prática do ato seria o dia 25/02/2019. Restando a peça tempestiva.
DAS PRELIMINARES
DA INCORREÇÃO DO VALOR DA CAUSA
Aponta a parte autora o valor de 1000,00 reais como valor da causa. Ocorre que esse valor não respeita os ditames legais conforme o artigo 292 do CPC as ações indenizatórias devem ter por valor da causa o importe que se pretende hora o montante pleiteado pela autora é de r$ 40.000 valor este que segundo ela foi utilizado no conserto do veículo assim o valor da causa indicado pela parte autora deveria ser de r$ 40.000 devendo o juiz decidir a respeito impondo a complementação das custas nos termos do artigo 337 inciso 3 do CPC.
DO MÉRITO
Excelência sem ato ilícito não há responsabilidade civil, o réu em nenhum momento praticou a ação voluntária com negligência ou imprudência que causasse danos à parte autora e consequentemente gerasse o ocorrido indenizatório. Não houve portanto conforme o artigo 186 combinado com 925 do Código Civil qualquer aspecto do mesmo como dispõe os artigos.
Ao contrário, toda a responsabilidade cabe a parte autora que conforme os documentos apresentados estava completamente embriagada no momento do acidente colocando pedestres e outros motoristas em risco, avançando os sinais vermelhos.
...