TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE DO ACESSO A JUSTIÇA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Por:   •  10/9/2020  •  Dissertação  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo dissertação capitulo 2

A crise do Acesso a justiça em Portugal e no Brasil

Para se compreender o Brasil é preciso ver suas origens, estudar Portugal é preciso para entendermos todo o processo de desenvolvimento da justiça ou não acesso a justiça. É a partir deste passo que podemos descobrir as possíveis falhas e tentarmos encontrar métodos para melhorarmos esta lacuna que várias pessoas esbarram.

As mazelas que o Brasil até hoje padece tem sua origem nesses pais que nos colonizaram, durante anos o Brasil  só produziu produtos tropicais que as metrópoles conseguiriam revender no exterior, nunca conseguindo fortalecer sua economia de forma própria e nem criar concorrência.

Para exploração dos latifúndios a melhor alternativa era a mão de obra escrava, a importação de homens livres poderiam virar donos de propriedades grandes de terras. O poder aristocrático da coroa portuguesa tinha uma aliança muito forte com as elites agrarias locais e com isso foi permitido várias barbáries.

As reformas do Marques de Pombal limitando o poder do clero e restringindo o poder da nobreza trouxeram benefícios a educação e economia em terras lusitanos isso possibilitou o liberalismo no Brasil a partir do século XVIII. Mas no Brasil, diferente da europa, faltou a revolução burguesa, pois  aqui o liberalismo representou apenas mais um dos casos típicos de transporte obtuso de idéias alienígenas.

No Brasil teve uma readequação das elites, paraMarco Aurélio Nogueira que a tradição de idéias liberais no Brasil seguiu uma trajetória conservadora, elitista, antidemocrática e antipopular, matizada por práticas autoritárias, formalistas, ornamentais e ilusórias.

A introdução do direito estatal no Brasil e a aplicação do modelo da metrópole no território naciona. O descaso com as praticas comunitárias nativas referente a regras abarcando propriedade, posse, matrimonio e crimes. As praticas da comunidade quilombolas foram marginalizadas.

As desconfianças que as pessoas possuem da justiça convencionale dos magistrados está intimamente ligada a jistoria brasileira, baseada em trocas e favores. Exemplo desta conjuntura foi o fato de que no Brasil Colônia muitos magistrados se tornaram poderosos latifundiários.

  1. A defasagem entre a oferta e a demanda na Justiça estatal portuguesa – o desgaste da jurisdição convencional

A constituição Portuguesa prima por ideais democráticos, buscando o bem comum do povo português. Possui uma constituição analítica devido ao número de artigos e temas abordados. A redação da Constituição ainda é repleta de ornamentos de retórica e indicativos democrático sociais

Portugal é um dos países na Europa com um dos mais baixos níveis de abandono e insucesso no terceiro ciclo do ensino básico e no ensino secundário.

 A crise da administração da Justiça em Portugal, sofreu intensa juridificação das sociedades modernas e consequentemente mundo sofreu um processo de juridificação da sociedade e em consequência passando para vida econômica e social.Com a procura maior que a oferta do serviços tem gerado quadro de ineficiência, morosidade e inacessibilidade dos tribunais estatais portugueses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com