A Crise de 1929 no Brasil
Por: manoelgpn • 23/9/2018 • Dissertação • 376 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
- Os resquícios da crise de 1929 no Brasil
No âmbito brasileiro, a crise de 1929 afetou drasticamente tanto a economia quanto a ordem politica.
O café foi o ponto crucial para que a crise de 1929 atingisse as terras brasileiras, tendo em vista que o Brasil era o único país que exportava café para os EUA. Com isso findou o pacto de politica interna que perdurava por mais de trinta anos.
Em meados dos anos de 1894 e 1930, ocorreu a chamada “Política do café com leite”, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente da república. No primeiro mandato, ele foi eleito pelos paulistas barões do café, e no outro pelos pecuaristas mineiros. Dessa forma, criou-se uma economia monoexportadora no país, razão pela qual o café foi o único produto que predominava na agricultura brasileira.
Com relação a exportação, o Brasil dependia das vendas no exterior para suprir a sua enorme dívida externa. Isto posto, os EUA foi o principal importador de café brasileiro. Com a crise afetando o Brasil houve a diminuição dessa exportação sobrevindo à queda dos preços, a perda de mercado e fazendo com que a economia entrasse em colapso.
Como medida de urgência, para evitar a desvalorização da mercadoria, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Diante disso, a pretensão era diminuir a oferta para assim aumentar o preço do produto no mercado internacional.
Em contrapartida, a crise de 1929 trouxe alguns benefícios para a economia brasileira. Com a queda da venda do café, os produtores começaram a investir no setor industrial gerando assim um considerável aumento na indústria brasileira nos anos seguintes.
Portanto, apesar da crise ter abalado o mercado brasileiro, as medidas tomadas por Getúlio Vargas foram de grande valia para a retomada econômica. Baseando-se em uma politica populista e reparadora, aderindo um novo modelo de desenvolvimento que incluía também a classe menos favorecida, Getulio Vargas trouxe um novo contexto social e econômico, migrando o poder dos grandes fazendeiros para a área industrial e comercial, principalmente árabes e italianos. Destarte, essa nova fusão foi transformando gradativamente a economia brasileira perdurando até a 2ª Guerra Mundial.
...