A Ciencia Politica
Por: betofortal • 27/9/2015 • Artigo • 250 Palavras (1 Páginas) • 196 Visualizações
Jean-Jacques Rousseau
O estado de natureza é bom, pois neste estado o homem era complexo dotado de compaixão, amor e liberdade, mas ao se envolver em brigas, utilizava seu lado selvagem não por maldade, mas apenas em sua defesa. É neste estado que não existe disputas de bens,pois ele nasce pobre e usa sua plantação para colher seu alimento.Quem vai lhe corromper é a sociedade em seu novo estado criado pelo contrato, assim acabando com toda sua pacificação,romantismo,liberdade e inocência natural.
Contrato Social
O estado é formado a partir de um pacto feito por cidadãos livres que renunciam sua vontade individual para garantir a vontade geral. O governante (soberano) recebe o poder do povo com o qual ele representa, para fazer a vontade do povo.
O Corpo político é formado pelo: estado, soberano, cidadão, povo e súdito e só se diferenciam no papel que representa na sociedade. Agora o súdito e cidadão se diferenciam na participação política, pois o súdito é o resquício do homem natural e o cidadão é o homem natural corrompido pelo contrato para se formar em estado.
É através de conflitos entre ricos e pobres que surge a propriedade privada, trazendo consigo a desigualdade social.
Assim, Rousseau aponta em seu contrato social para uma Democracia Direta, onde a soberania é pertencente ao povo e não a um governante centralizador.
...