TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Estado: estado é o conjunto de

instituições jurídicas e adiministrativas, que organiza o espaço de um povo ou uma nação. Para sua existência é necessário um território no qual exercerá sua soberania e um povo a sua jusrisdição.. Poder puro. Auto organiza;'ao

Território:território é o espaço demarcardo de terra que delimita as fronteiras do estado. É o limíte de sua jurisdição.

Povo:todo aquele que viver dentro dos limites territoriais quem tiver vinculs políticos

População:somente a quantidade de pessoaas dentro dos limites territoriais.

Nação:sentido de pertencimento a um lugar. Estado-nação= Estado-forte

Nacionalidade:vínculo político a partir de um requesito. Nacionalidade originária\primária= parentesco=nato, nacionalidade secundária\derivada=naturalizada presvistas no art. 12 da CF.

Política:engajamento social da comunidade de tomar uma ação, deriva de uma ideologia individualizada, não é neutra. A lei é a consequência da política, tornando o jurisnaturalismo em jurisprudÊncia. Gravita o estado

Comunidade: é um grupo de seres humanos que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores

Sociedade:O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações sociais como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

Teoria orgânica e mecânica:

Cidadania:Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.

Poder: força hierarquizada que têm o dever de manter a ordem. Poder de fato= utilização de força a partir dos interesses de quem governa. Poder de direito= pauta suas decisões na legalidade, limitado pela lei.

Fontes de poder:weber- carismático:pelo carisma de quem governa(poder de fato).-tradicional:passado por tadição(hereditário). -racional:se pauta na legalidade( poder de direito)

Legalidade: base jurídica formada por um conjunto de leis. Mecanismo obediente a uma prescendente estabeliceda se limitando por meio dela.

Legitimidade:é leitimo o que estiver em conformidade, não necessáriamente respeitando as leis e normas pré estabelecidas.(pode provir do povo ou ser autoritária) provinientee da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com