A Constituição de 1988
Por: osmarlp • 9/10/2018 • Dissertação • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 176 Visualizações
No Brasil a constituição de 1988, concede para as pessoas a liberdade a liberdade de expressão a qual se estende a crença religiosa.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias;
A evolução da liberdade de crença religiosa no Brasil.
1500 – 1822
A liberdade não era literalmente concedida, pois o que vemos através da historia é a tentativa de cultivar a herança religiosa de Portugal o Catolicismo, um exemplo disso a iniciativa de evangelizar índios nativos e negros e negros que chegavam com escravos.
Constituição de 1824
O Estado adotava o Catolicismo como religião oficial as outras religiões eram permitidas com seus cultos domésticos sendo proibida a construção de templos com aspecto externo diferenciado.
Art. 5. A Religião Católica Apostólica Romana continuará a ser a Religião do Império. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior do Templo.
Constituição do Brasil 1891
A partir da proclamação da republica mudou-se todo o paradigma.
Art. 72
3º Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer publica e livremente o seu culto, associando-se para esse fim e adquirindo bens, observadas as disposições do direito comum.
Buscando assim separar o Estado da Igreja Católica
Constituição do Brasil 1934
Trouxe diversas alterações relacionadas a religião, permitindo assistência religiosa em expedições militares, em hospitais em penitenciarias. (faz também menção em seu preâmbulo a Deus) .
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16948_8779.pdf
Constituição do Brasil 1937
Não faz referencia de Deus em seu preâmbulo
Municípios e Estados não podem mais estabelecer ou subvencionar o exercício de cultos religiosos.
Constituição de 1964
Inovou ao conceder imunidade tributaria no tocante a impostos para os templos de qualquer religião.
Constituição do Brasil 1967/1969
A única inovação apresentada refere-se a inclusão do credo religioso com gênero, tal qual o sexo, raça, convicção e políticas.
Constituição de 1988
Faz
...