A Crônica de Uma Morte Anunciada
Por: Gustavo Loesch • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 894 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
Crônica de uma Morte Anunciada
A historia se passa no começo dos anos 50, em uma cidade pequena que fica no norte da Colômbia, a narrativa se passa no povoado de Sucre. A historia é baseado em fatos reais e ocorreu na época em que Gabriel García Márquez (o escritor de, “Crônica de Uma Morte Anunciada”.) era uma criança. Tudo isso foi presenciado e vivenciado por ele, e como resultado, se obteve esta obra em questão.
O narrador do livro é um primo de Santiago (o “protagonista”, e também a vitima), que, depois de quase 30 anos do crime faz uma espécie de investigação jornalística para tentar entender melhor o que aconteceu, e o que resultou na morte de Santiago. Sua narrativa é baseada nos relatos dos moradores da cidadezinha onde eles viviam.
A historia começa de fato quando Ângela Vicárioera, uma moça pobre do povoado e considerada pelos habitantes uma pessoa meio boba, conhece um forasteiro endinheirado que acabou de chegar à cidade a procura de uma esposa, e que acabou se encantou pela jovem. Com isso a sua família a obriga a se casar, alegando que não se pode rejeitar um pedido desses vindo de um homem rico. E uma grande festa é realizada para comemorar o casamento.
De madrugada o rapaz chegou à casa dos sogros, trazendo consigo a esposa enrolada em uma toalha, e ele a devolve dizendo que ela não era virgem, e que ele não a aceitaria desta maneira. Interrogada pela família quem seria o culpado ela aponta: Santiago Nasar. Com isso os seus irmãos, Pedro e Pablo (que são gêmeos), disseram que iriam atrás de Santiago para se vingar e recuperas a honra de sua Irma e de sua família.
Então os irmãos, Pedro e Pablo, pegam os facões de matar porcos já que eles trabalhavam como açougueiros, e saem pela cidade procurando o rapaz. E por todos os lugares em que eles passam eles dizem que estão à procura de Santiago, e que eles estão em busca de vingança, e que ao mata-lo eles recuperariam a honra que foi tirada de sua irmã e de sua família. Praticamente, a cidade inteira fica sabendo (já que eles diziam a todos que estavam à procura de Santiago para mata-lo) e ninguém faz nada para impedir o crime. Alguns não acreditam nos irmãos, outros acham que Santiago conseguiria se defender, já que ele era um caçador e sabia manusear armas de fogo, ou que como ele era rico nada poderia atingi-lo.
Santiago Nasar acordou cedo e foi ver a recepção do bispo no porto (o bispo estava de passagem pela cidade e todos queriam velo). Santiago saiu de sua casa, andou pelas ruas, conversou com as pessoas que encontrou pelo caminho, mas nenhum deles alertou Santiago sobre o que iria acontecer. Somente quando entrou na casa da sua noiva, que ficou sabendo da ameaça e não entendeu nada. Saiu pela rua e nisso as pessoas se alvoroçaram em volta dele, para assistir sua morte.
Os irmãos Vicários o encontraram e vingaram a “honra” da irmã e da sua família. O interessante é que não há nenhuma comprovação de que foi com Santiago Nasar que foi o responsável por tirar a pureza (virgindade) de Ângela Vicário. Eles eram de classes sociais diferentes, portanto não frequentavam os mesmos lugares e nunca foram vistos juntos. E isso pode ser um indicativo de que Ângela Vicário mentiu para a sua família, e que na verdade não foi o Santiago o verdadeiro responsável, e que de alguma maneira ela poderia estar protegendo
...