A ELABORAÇÃO DA SENTENÇA JUDICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: ASPECTOS DESTACADOS A PARTIR DA POLÍTICA E DECISIONISMO JURÍDICO.
Por: brunomeneghim • 8/9/2016 • Monografia • 20.664 Palavras (83 Páginas) • 735 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS – IES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
A ELABORAÇÃO DA SENTENÇA JUDICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: ASPECTOS DESTACADOS A PARTIR DA POLÍTICA E DECISIONISMO JURÍDICO.
BRUNO PEREZ MENEGHIM
São José (SC), dezembro de 2010
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS – IES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
A ELABORAÇAO DA SENTENÇA JUDICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: ASPECTOS DESTACADOS A PARTIR DA POLÍTICA E DECISIONISMO JURÍDICO.
BRUNO PEREZ MENEGHIM
Monografia submetida ao Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito.
Orientador: Professor MSc Sergio Ricardo Fernandes de Aquino
São José (SC), dezembro de 2010
AGRADECIMENTO
Primeiramente a Deus, por proporcionar esse momento único em minha vida e que ao longo do curso me deu saúde e sabedoria.
Aos meus pais, Luiz Cesar Meneghim e Maria Rosangela Perez Meneghim, pela oportunidade e sacrifício para que eu pudesse concluir esse ciclo de forma integra e feliz.
A minha irmã Thalita, pelo carinho e compreensão.
A minha futura esposa Twuig Waltrick Ouriques, por esse amor e carinho que renova a cada dia e me inspira a buscar todas as formas de retribuição por tudo que já me proporcionou.
Aos meus queridos amigos, Arquelino Pereira Junior, Tiago Pugsley Baierles, Welmer William Moreira, amigos que construí na faculdade e que tenho a certeza que levarei para o resto de minha vida, em especial aos meus amigos, Emanuel Amon Marins e Everson Salem Custódio pelo auxílio no desenvolver da pesquisa na qual agradeço todo o apoio.
Ao grande Mestre Professor Orientador e Amigo, Sergio Ricardo Fernandes de Aquino que me mostrou uma visão do Direito que quero levar para meu caminho profissional e minha vida.
Por fim, meu sincero agradecimento a Meirelles & Advogados Associados, na qual tenho o prazer de fazer parte dessa equipe, minha gratidão pelos ensinamentos e oportunidades.
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho a minha querida mãe, por todas as palavras de amor que me transmitem conforto nos momentos difíceis e que sempre esteve ao meu lado me incentivando e torcendo por mim.
A minha amada noiva Twuig, que me acompanha desde criança, participando de todas as etapas da minha vida e que juntos conquistaremos tudo aquilo que desejamos.
CITAÇÃO
Sabedoria é discernimento – Quem é como o sábio? Quem conhece a interpretação das coisas como ele? A sabedoria do homem ilumina seu rosto e lhe abranda a dureza da face.
Eclesiates 8, 1
termo de Isenção de responsabilidade
Declaro, para todos os fins de direito, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico conferido ao presente trabalho, isentando o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES, a Coordenação do Curso de Direito, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do tema desenvolvido nesta pesquisa.
São José (SC), dezembro de 2010
Bruno Perez Meneghim |
Graduando |
PÁGINA DE APROVAÇÃO
A presente monografia de conclusão do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IES, elaborada pelo graduando Bruno Perez Meneghim, sob o título A elaboração da sentença judicial na pós-modernidade: aspecto destacado sob a política jurídica e o decisionismo jurídico, foi submetido à banca examinadora composta pelos professores abaixo nominados.
São José (SC), dezembro de 2010
Professor MSc Sergio Ricardo Fernandes de Aquino |
Orientador e Presidente da Banca |
Membro Titular |
Membro Titular |
ROL DE CATEGORIAS
Poder
(lat. vulgar potere) 1. Capacidade, faculdade, possibilidade de realizar algo, derivada de um elemento físico ou natural, ou conferida por uma autoridade institucional. Ex: poder criador, poder do fogo de derreter a cerca, poder de nomear e demitir. 2. Em um sentido político, examina-se o fundamento poder, do exercício do domínio político, seja na força: poder ditatorial, poder militar, seja em uma autoridade legitimamente constituída: poder constitucional[1].
Sociedade
(lat. societas) A sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos, em um determinado lugar, mas define-se essencialmente pela existência de uma organização, de instituições e leis que regem a vida desses indivíduos e suas relações mútuas. Algumas teorias distinguem a sociedade, que se define pela existência de um contrato social entre os indivíduos que dela fazem parte, e a comunidade que possui um caráter mais natural e espontâneo[2].
Política
(lat. politicus, do gr. politikòs) Tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas[3].
...