TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Por:   •  24/4/2020  •  Dissertação  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE- FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA- AULA 04

  1. Com base no texto disponibilizado no sistema AVA, realize um resumo, destacando os principais pontos da Filosofia Contemporânea, como contexto histórico, características, seus filósofos e etc..

R= A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e dura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. Esse período é marcado pela consolidação do capitalismo gerado pela Revolução Industrial Inglesa, com isso se deu a exploração do trabalho humano e  o avanço tecnológico e científico. Os fatos históricos  que mais influenciaram o início do pensamento contemporâneo foram as revoluções Francesa, Americana e a Revolução Industrial.

As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são, Marxismo, positivismo,racionalismo, utilitarismo, entre outros. Os principais filósofos contemporâneos eram: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Theodor Adorno, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Michel Foucault.

2. Crie duas perguntas sobre o tema Filosofia Contemporânea, iremos usa-las em um questionário com a turma, próxima aula. Devendo conter pergunta e resposta. Podem ser questões discursivas ou assertivas.

- Quais foram os principais fatos históricos que influenciaram a Filosofia Contemporânea e porque ? R=  As revoluções Francesa, Americana e a Revolução Industrial. Pois as revoluções trouxeram um novo modo de governar, afastando o autoritarismo do Antigo Regime, e a Revolução Industrial representou um imenso avanço técnico e científico para a Europa. 

- O que marca a filosofia contemporânea ? R=  Sua principal característica e a  crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

3.  O filósofo alemão Karl Marx, na busca de um caminho epistemológico que fundamentasse o conhecimento para a interpretação da realidade histórica e social que o desafiava no século XIX, superou posições que diziam respeito à dialética hegeliana e conferiu-lhe um caráter materialista e histórico. Pode-se afirmar que a única alternativa que NÃO corresponde ao materialismo histórico é:

R=  A) É a consciência dos homens que determina o seu ser; Não é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com