TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMOFOBIA E ANALISE DE COM´PORTAMENTO

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

CURSO DE DIREITO

ALINE BITENCOURT

CARLA FERNANDA

HOMOFOBIA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Resenha

CAMPO GRANDE
2019

APRESENTAÇÃO

                A proposta dessa resenha é ressaltar a problematização envolvendo a homofobia e a análise do comportamento do ser humano em relação a isso, a mídia exibe e estudos nos mostram as violências vividas e/ou praticadas por diferentes subgrupos que compõem a diversidade sexual. Essas práticas se traduzem por violências físicas, verbais, psicológicas, carregadas de efeitos/consequências sexistas, machistas, misógenas, racistas, transfóbicas, lesbofóbicas e homofóbicas. Nesse texto é importante pontuar como essas pessoas são vistas por uma parte da sociedade e como são descriminadas, vale lembrar que existe leis na Constituição Federal “amparam” essas pessoas.

                O que achamos do texto foi que ele nos levanta muitas dúvidas, por exemplo o que está sendo feito para melhorar a vida dessas pessoas, para que elas não sejam discriminadas e muitas vezes acabem mortas por um opção que só diz respeito a elas. Foi  possível analisarmos como essas pessoas são desamparadas tanto quanto se diz nas políticas públicas  e também como a sociedade as veem. Esse texto será bom para que os leitores compreenderem como vivem e como são tratados a população LGBT e também o comportamento das pessoas em geral em especial aos os agressores desse grupo.

HOMOFOBIA  

        Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgênicos e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional.

A homossexualidade foi e tem sido tema de trabalhos, estudos, debates nas mais diversas áreas como ciências sociais, sociologia e em especial a psicologia. Ai nós pensamos, se é tão falada e tão discutida não deveria ser melhor aceita perante a sociedade? Pois é, tanto não é bem aceita na sociedade que existem grupos de pessoas que usam da violência para mostrar que não gosta, que agridem verbalmente, fisicamente e existem pessoas que morrem por conta disso. Isso mesmo, morrem! È de chegar a passar mal em saber que tantas famílias perdem seus entes queridos por conta que fazem opções diferentes, opção essa que diz respeito apenas a ela e não a mim, ou você ou até mesmo a sociedade em geral. Agora iremos levantar uma questão importantíssima, o que o Estado está fazendo para que isso tipo de coisa não aconteça? Bom, a homofobia é uma violação do direito humano, revelando-se um comportamento discriminatório. As leis em vigor no Brasil ainda não preveem o crime de homofobia, mas a Constituição Federal de 1988 determina no art. 3°, inciso XLI, que “ Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” e no art.5°, inciso XLI, que “ a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Agora na pratica, o que realmente acontece? Como essas pessoas são amparadas? Essas são perguntas que deveriam ter respostas e resultados de imediato, isso não é brincadeira. Não  é só um assunto que precisa que ser abordado só em trabalhos, palestras, em salas de aulas de escolas e faculdades.. Tanto as leis, quanto a sociedade precisa amadurecer muito sobre isso, porque enquanto isso pessoas serão agredidas, expostas e mortas em vão.

Ainda é necessário ser feito muitos estudos, principalmente sobre a prevalência da violência junto à população LGBT. Entender o porquê acontece, suas causas, sua incidência na população, e as formas como ela se manifesta para que assim possamos compreender e combater essas agressões. A partir disso é possível pensar em várias estratégias que poderiam aumentar o número de denúncias, o que daria maior visibilidade ao problema, refletindo em políticas públicas de combate a essa violência.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO A HOMOFOBIA

Os comportamentos homofóbicos geralmente são variados, alguns são extremamente agressivos fisicamente, outros verbalmente, outros simplesmente não gostam da homossexualidade mas respeitam as decisões e diferenças dos homossexuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com