A Historia do Direito
Por: leolodi1704 • 15/10/2018 • Resenha • 542 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
Página 1 de 3
INTRODUÇÃO/HISTÓRIA E HISTÓRIA DO DIREITO
História
- A transformação é a essência da história, e somente o ser humano pode executar tal tarefa.
- O estudo da história concentra-se no ser humano e a sucessão temporal de seus atos.
- O ser humano estudando o ser humano, qual o objetivo? Paul veyne apresenta dois motivos: primeiramente, o fato de pertencermos a um grupo nacional, familiar...pode fazer com que o passado desse grupo tenha um atrativo particular para nós; a segunda razão é a curiosidade.
direito
- DIS(muito)+RECTUM(justo)=DIREITO.
- Direito em sua origem significa o que é muito justo, o que tem justiça.
- Em sentido comum, entende-se o Direito como sendo um conjunto de normas para a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma sociedade. Essas regras, normas e sociedades não são possíveis sem o homem, pois é o ser humano quem faz o Direito, e é para ele que o Direito foi feito.
- O jurisconsulto romano Ulpiano nos dá uma lição do que é o Direito, indicando os tipos de Direito e definindo-os: ´o direito é a arte do bom e do equitativo. Direito público diz respeito ao estado das coisas de Roma, consiste (nas normas legislativas) às coisas sagradas, aos sacerdotes e magistrados. O direito privado é tripartido: é, de fato, coligido de preceitos naturais, ou das gentes, ou civis`
história do direito
- História e Direito tem algo em comum: o homem.
- O homem é naturalmente produtor de cultura. Não somente aquilo que chamam comumente de cultura, mas a cultura no sentido literal da palavra.
- Entende-se por cultura o processo pelo qual o homem acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorável e, como resultado da ação exercida, converte em ideias as imagens e lembranças. Tudo o que o homem produz faz parte da cultura do homem.
- A cultura é temporal, histórica. Ela depende do momento em que determinado indivíduo ou comunidade estão vivendo para ter as características que a definem.
- ´O homem se parece mais com o seu tempo que com seu país`
- Sendo o direito uma produção humana, ele também é cultura e é produto do tempo histórico no qual a sociedade que o produziu ou produz está inserida.
- É, portanto, uma produção cultural e um reflexo das exigências dessa sociedade.
objetivos do estudo de história do direito
- Ela auxilia na compreensão das conexões que existem entre a sociedade, suas características, e o direito que produziu, instruindo-o para uma melhor visualização e entendimento do próprio direito.
- É para autoconhecimento, não somente pessoal ou social, mas também no exercício de tarefas profissionais.
- O homem só pode fazer aquilo que já fez.
- O homem é aquilo que ele tem feito ao longo do tempo.
- O valor do estudo da história do direito está em ensinar-nos o que o direito tem feito e o que ele é.
- Não são as leis que formam uma sociedade, mas elas são feitas a partir do que uma sociedade pensa ou deseja de si.
- Assim podemos pensar de fato em uma história do direito. Não com um olhar descritivo sobre as leis do passado que parecem ter surgido do nada, mas a partir do caráter, intenção e noções de moral e objetivos dos povos que acharam por bem escrever suas normas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com