A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DA PESQUISA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Por: anakaffashi • 3/4/2018 • Resenha • 1.716 Palavras (7 Páginas) • 494 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
A Importância da Metodologia da Pesquisa, para produção de conhecimentos científicos nos cursos de pós-graduação. A ciência se constitui como a atividade de aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza biológica, social, e tecnológica com a finalidade de melhoria de vida, intelectual e material com a produção de constante e renovado conhecimento acumulado. Neste sentido, no processo de obtenção de conhecimentos científicos devem ser utilizadas três formas de aquisição de conhecimentos: intuição, empirismo (experiência) e racionalismo. Assim, o conhecimento é classificado como conhecimento mítico, religioso, filosófico, vulgar e científico. Neste trecho do artigo, o autor explica como o conhecimento científico e adquirido. Eu acredito que o conhecimento científico, é adquirido com muitas pesquisas, por pessoas que não desistem de saber, que querem saber o verdadeiro significado das coisas, que com vários métodos e técnicas, podemos produzir vários conhecimentos e assim compartilhar com os outros indivíduos. Para mim o conhecimento, são feitos através da cultura de cada um, da religião, costumes, experiências de vida, o que se aprende hoje e passado para o próximo amanhã, os conhecimentos de hoje obtidos, são resultado de muitas pesquisas, de pessoas estudiosas e claro, porque assim para podermos chegar a tanto conhecimento. A metodologia é caminho, a trajetória demarcada para aprender o objeto ou fenômenos investigados a partir de procedimento em relação aos tipos de pesquisa e as formas de colher os dados e trata-los. É imperioso esclarecer que a pesquisa sistematizada por métodos indica uma classificação conforme o objeto, delineamento e procedimento.
Não há como desvencilhar o conhecimento acadêmico de metodologia da pesquisa, sobretudo depois do reconhecimento da ciência metódica, a qual procura sempre uma aproximação coma logica. Neste sentido, o desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à suas características de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro e este acumulado deve ser armazenado de forma sistemática e procedimental, que se dá com a metodologia da pesquisa.
Pelo método da pesquisa, podemos obter conhecimentos em vários assuntos, ou seja, esses conhecimentos podem ser transmitidos a outros e outros e assim por diante, mas sempre mantendo à legitimidade a pesquisa acadêmica e direcionada a relação de poder é neste sentido que os estudos deveriam se dirigir para questões essenciais, fáticas, etimológicas, dogmáticas, ontológicas, mais sempre como cunho empírico e útil a sociedade ou acadêmicos no sentido de construir conhecimento.
O artigo explana a importância e os desafios do uso da metodologia científica na construção de conhecimento na área jurídica. O autor critica os estudantes de direito, pela falta de criatividade e uso da ciência na construção de conhecimentos, que geram pouquíssimas inovações e descobertas na área.
É evidente a dificuldade do estudante de direito no processo de cientificidade do conhecimento. Apesar de ter como objeto de estudo toda a sociedade e sua organização, ele se sente impedido devido à força do Poder Judiciário e servidores públicos de renome que não estimam a carreira científica.
Com isso, os estudantes de direito, diferente dos demais cursos, buscam somente a recompensa financeira quando entram no curso, não havendo interesse em trazer um novo olhar, atualizar a forma como é regida uma sociedade que está em constante mudança. Estes seguem o que já existe, deixam de lado a pesquisa científica e seu grandioso valor no desenvolvimento de um país.
É levantada a questão da maioria das pesquisas em cursos de Direito terem como objeto apenas comprovar o que já é entendido, não havendo uso da criatividade para desenvolver novos conhecimentos através de descobertas, e como consequência, não gera mudança prática.
O autor questiona o uso de linguagem complexa e prolixa em textos jurídicos, que tem como objetivo apenas afirmar superioridade e gerar vaidade na minoria que é capaz de entender o conteúdo em sua totalidade. Ele enaltece o uso da linguagem simples e objetiva em pesquisas científicas, que tornam o conteúdo mais acessível e claro para qualquer leitor.
O artigo traz à tona, um lado esquecido da carreira jurídica e dá ao estudante de direito a percepção de levar uma carreira onde desenvolverá seu conhecimento científico, além de trazer benefícios valiosos para a sociedade em geral.
Destarte, é necessária uma reforma dos métodos científicos na área jurídica, afim de prover uma maior atualização de um sistema que deve acompanhar o ritmo acelerado em que a sociedade se desenvolve. Os estudantes de direito devem se permitir ter uma mente mais aberta para as demais ciências sociais, não se fechando em conceitos arcaicos e exclusivos.
Dificuldades na iniciação científica nos cursos de Pós-graduação em Direito a iniciação científica é a ferramenta de base teórica é metodológica para a realização de um projeto de pesquisa e estudo que se constitui num caminho para a formação do discente com o amadurecimento crítico é filosófico para a construção do conhecimento. E nesta iniciação que o acadêmico tem contato com a pesquisa e a metodologia da pesquisa para desenvolvimento do trabalho de garimpo do conhecimento pretendido. É neste estágio que o acadêmico desenvolve senso crítico, amadurece os hábitos de leitura, sistematiza os estudos de modo a produzir constatações ou conclusões acerca de um problema com a construção de um conhecimento jurídico científico. Como podemos ler, aqui ele fala das dificuldades do uso da metodologia da pesquisa mais também vemos à importância da iniciação científica para realização de projetos, como ela pode desenvolver o hábito da leitura nos acadêmicos e também o senso crítico, um dos motivos para essas dificuldades e o baixo valor das bolsas de pesquisa outro e a existência de limitações legais de acumulação de bolsas com cargos públicos, acredito que essas dificuldades ocorram devido o abuso de poder, a negligência de apoio econômico e o conhecimento dos bem feitores. A dificuldade na iniciação científica vem do desinteresse dos acadêmicos que se deixam se levar pela vaidade, pelos os “amigos” desocupados ou então por simplesmente achar que estudos são apenas um modo de ter um prestígio entre tantos outros.
O cenário da pesquisa no Direito e as dificuldades de utilização da metodologia
A metodologia da pesquisa científica auxilia o acadêmico de direito a sistematizar e planejar a pesquisa e os trabalhos acadêmicos, pois auxilia a escolha do tema, a delimitação, problematização, elaboração das hipóteses, dos objetivos, a escolha da metodologia, a seleção da bibliografia e a elaboração dos textos e trabalhos, bem como a dissertação). Poderíamos ter mais recursos para o uso da metodologia da pesquisa, para, que assim todos tivessem ao seu alcance a metodologia científica, nas escolas, e em qualquer ambiente para, que todos tivessem parte desse conhecimento e saberem responder quando perguntado “o que é metodologia científica”. Porque as dúvidas são muitas. As principais dificuldades dos acadêmicos de direito é a utilização da pesquisa para elaboração do projeto e posteriormente para confecção da dissertação. É muito comum ouvir dos acadêmicos de direito que não sabem nada de metodologia da pesquisa e se mostrarem desesperados para composição do texto do projeto e das dissertações. Essas dificuldades para os acadêmicos só existem porque a metodologia da pesquisa chega um pouco tarde nos estudos desses alunos precisaria que esses tivessem a disciplina da metodologia científica desde o nono ano do ensino fundamental, acredito eu que poderiam eles entender melhor e se sair bem na composição de textos e dissertações porque se sabemos ler e escrever hoje e porque tivemos acesso a esses conhecimentos desde cedo.
...