A INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDIAÇÃO
Por: dudafranco • 26/10/2018 • Trabalho acadêmico • 376 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
TEXTO: A INTERDISCIPLINARIDADE DA MEDIAÇÃO
O conflito decorre das relações humanas, do convívio entre indivíduos e a mediação é uma técnica que vai atuar exatamente nesses conflitos. Outras ciências também se debruçam sobre os conflitos humanos, como a Sociologia e Psicologia.
Por ser uma técnica de pacificação, a mediação vem a cada dia ganhando mais importância, tornando-se objeto de estudo e pesquisa de várias áreas da ciência. A interdisciplinaridade da mediação amplia a potencialidade do conhecimento humano, estabelecendo um diálogo entre várias disciplinas visando sempre uma amplificação do conhecimento desta técnica única e eficaz. Essa interdisciplinaridade é considerada a mais recente tendência da teoria do conhecimento, por se ser um verdadeiro encontro de ideias distintas sobre um mesmo assunto, podendo dessa forma, transformar a realidade existente.
Quando a mediação é a forma escolhida para resolução do conflito, ou seja, para prestar um atendimento jurisprudencial, o indivíduo de logo percebe as possibilidades de modelagem do objeto da lide em que está inserido para encontrar uma solução. A prática da mediação permite, portanto, revelar visões adversas sobre o mesmo assunto, que irão convergir para um determinado fim. Cada parte projeta a essência de sua compreensão do todo e assim tentam entrar em um consenso. Quando um conflito é submetido ao mediador, ele deverá escolher a técnica de acordo com os elementos que foram descritos por cada parte. Sendo assim, escolhe-se uma técnica de mediação inicial para demarcar os limites que cada parte aceita para resolver o conflito em que estão inseridos.
Escolhendo a mediação enquanto forma de atendimento jurisdicional, logo percebe-se as capacidades de modelagem do objeto da lide, independente de suas premissas ou pretensões. O conflito é apreendido individualmente de forma limitante e requer um terceiro que seja capaz e dotado de neutralidade, para mediar e oferecer possibilidades que ampliem o conhecimento das partes sobre a lide. A prática da mediação permite revelar os contornos das visões adversas, tornando as partes como um mesmo conjunto.
Enquanto técnica, a mediação é uma janela para as demais disciplinas, como a psicologia e sociologia que também integram o universo jurídico, proporcionando uma interface que ajude a estruturar as atuações das partes e mediadores comas necessidades da sociedade civil.
...