A Implantação do Neoliberalismo no Chile
Por: thainaara • 20/5/2018 • Projeto de pesquisa • 774 Palavras (4 Páginas) • 97 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
QUESTÕES:
- Fale sobre a implantação do neoliberalismo no Chile.
O Chile, com o General Pinochet, foi o primeiro país, antes mesmo que a Inglaterra, a implantar o modelo neoliberal. Caracterizou-se pela: liberalização da economia, alta taxa de desemprego, repressão sindical, concentração de renda em favor dos ricos, e privatização de bens públicos. A aplicação do projeto neoliberal no Chile se deu depois da destruição do movimento operário e popular. Assim, não houve resistência significativa. Para as potências econômicas ocidentais, o Chile foi, desde a ditadura de Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973, o paradigma do sistema neoliberal na região com o objetivo de permitir a entrada das companhias transnacionais que enriquecem com a extração de suas grandes riquezas minerais.
- Quais as idéias principais de Milton Friedman?
Alguns dos ideais defendidos por Milton Friedman, um dos mais importantes e influentes economistas do século XX, foram à aplicação da liberdade econômica com mínima participação do Estado (uma dos principais fundamentos do neoliberalismo); lutava pela democracia política; valorizava a concorrência econômica; prezava pela economia de mercado como fonte para a prosperidade do país e das pessoas e acreditava na política fiscal baseada na redução de impostos. As idéias defendidas por ele, como a de que a organização econômica mais eficaz seria o capitalismo competitivo, o livre Mercado, a livre concorrência, no qual ao Estado só caberia estabelecer as regras do jogo, foram postas em prática a partir dos anos 70.
- O que o filme fala sobre Gorbachev e Yeltsin?
No ano de 1991, Gorbachev implantava a mudança para o modelo escandinavo de democracia social (capitalismo e comunismo), não tendo apoio de outros países. Após a ascensão de Yeltsin, entrou em vigência o mercado livre, trazendo consigo as privatizações, concentração de renda, baixos salários e pobreza. O povo revoltou-se contra esse modelo econômico e o parlamento decidiu revogar os poderes concedidos ao presidente. Entretanto, as forças de Yeltsin assassinaram os manifestantes e bombardearam o parlamento. O Secretário de Estado Norte Americano alegou que os Estados Unidos não apoiavam o fechamento de uma casa legislativa, mas aqueles eram “tempos extraordinários”.
Al Gore citou que Yeltsin era a esperança para a democracia na Rússia e os oligarcas tomaram conta do país.
- O que significou as guerras no Afeganistão e no Iraque?
As guerras foram chamadas de “Guerra ao Terror” significaram um esforço de mobilização em diferentes planos, que foram ideológico, político-diplomático, econômico, militar, de inteligência e contra-inteligência. Como parte das operações militares da "Guerra do Terror", os Estados Unidos invadiram e ocuparam países como o Afeganistão e o Iraque. A primeira invasão promovida pelos EUA após 11 de Setembro de 2001 ocorreu no Afeganistão. A ação militar dos EUA conseguiu derrubar o governo dos mulás do Talibã e constituir um governo mais próximo aos seus interesses. Em 2003, em ação conjunta à Inglaterra, o governo de Bush afirmou que o Iraque, comandado por Saddam Hussein desde o final da década de 1970, detinha um grande arsenal de armas de destruição em massa e representava um perigo à população mundial. Este foi o argumento para depor o antigo ditador iraquiano, que foi perseguido enquanto as tropas anglo-americanas bombardeavam fortemente o país. Encontrado em um esconderijo e condenado à morte, Saddam Hussein foi enforcado em 2006.
...