A Independência do Brasil
Por: thatyellethereza • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
- Independência :
A independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por esse ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes, foi exercitado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
- Proclamação:
Foi um levante política-militar ocorrida em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do império do Brasil, e por fim á soberania do Impèrio D.Pedro II.
Com as medidas aprovadas pelas Cortes, as diferenças que dividiam as elites brasileiras resultaram na formação de três grupos políticos: o partido brasileiro, o partido português e os liberais radicais.
- Partido Brasileiro :
Composto de ricos comerciantes, fazendeiros e altos funcionário que haviam se beneficiado da liberdade econômica. Inicialmente, esse grupo defendia a ideia de uma monarquia dual, desde que fosse garantida a autonomia do Brasil
- Partido Português:
Grupo formado por comerciantes portugueses, alguns militares e funcionário da Coroa. Apoiavam as medidas proposta pelas Cortes de recolonizar o Brasil e exigiam o retorno de D.Pedro a Portugal.
- Liberais radicais:
Eram, principalmente, membros das camadas médias urbanas, como jornalistas, médicos, professores, pequenos comerciantes e padres. Tinha tendências mais radicais e democráticas, defendendo a ruptura com Portugal e um regime republicano, semelhante aos adotados em outros países da America.
Grupo 5 :
Alanna Barros – 01
Arthur Felipe- 07
Arthur Froz - 08
Arthur Ramos- 09
Hemilly Abrantes - 14
Jayme Raphael - 17
Syllmara Geruza - 29
...