A Juventude Brasileira e a Violência
Por: NataliaAtaidio • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 8.146 Palavras (33 Páginas) • 307 Visualizações
A JUVENTUDE BRASILEIRA E A VIOLÊNCIA:
Menores infratores e a Maioridade Pena
RESUMO
O trabalho teve como objetivo sinalizar o problema dos menores infratores e a solução da maioridade penal, tema polêmico como este, em meio a uma onda de violências perpetradas por menores. Foi utilizado um estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como do Código Penal atual referente a este problema. Também abordamos as diversas medidas e ideias que vêm sendo discutidas entre as autoridades, com vistas a possíveis alterações na maioridade penal ou na penalização de adolescentes em conflito com a lei. A presente monografia teve como objetivo sinalizar o problema dos menores infratores e a solução da maioridade penal, tema polêmico como este, em meio a uma onda de violências perpetradas por menores. Neste trabalho foi utilizado um estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como do Código Penal atual referente a este problema. Também abordamos as diversas medidas e ideias que vêm sendo discutidas entre as autoridades, com vistas a possíveis alterações na maioridade penal ou na penalização de adolescentes em conflito com a lei. Analisamos alguns casos que marcaram a sociedade, fazendo com que o tema voltasse a ser discutido. Ao examinarmos a questão da maioridade penal, analisemos os fatos que levaram a essa discussão. Os índices que revelam a realidade do menor infrator em nosso país. O presente trabalho visa ainda entender os anseios da sociedade na busca do combate á violência e a causa do sentimento de impunidade na questão da punição ao jovem infrator. Ao examinarmos a questão da maioridade penal, analisemos os fatos que levaram a essa discussão. Os índices que revelam a realidade do menor infrator em nosso país.
Palavras-chave: Juventude brasileira, Violência, Menores Infratores, Maioridade
Penal.
2.1 – O QUE É VIOLÊNCIA ................................................................... 6
2.2 – A JUVENTUDE BRASILEIRA E A VIOLÊNCIA ........................... 8
2.3 – COMO AGEM OS MENORES INFRATORES ............................... 9
2.4 – A MAIORIDADE PENAL ............................................................. 12
2.5 – PUNIÇÕES AO REDOR DO MUNDO ........................................ 13
2.6– REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL ................... 15
3 – CAPÍTULO 2: ESTUDO DE CASO ................................................ 17
3.1 – FATOS QUE MARCARAM A SOCIEDADE ................................ 17
3.1.1 – LIANA FRIEDENBACH E FELIPE CAFFÉ ..................... 17
3.1.2 – VICTOR HUGO DEPPMAN ............................................. 19
3.1.3 – DRA. CINTHYA MAGALY MOUTINHO DE SOUZA ....... 21
3.2 – O QUE DIZEM AS AUTORIDADES ............................................ 24
3.3 – OPINIÃO DA POPULAÇÃO ........................................................ 25
4 - CONCLUSÃO ................................................................................ 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................... 27
ANEXOS .............................................................................................. 29
1 – INTRODUÇÃO
A atividade tem como objetivo apresentar a questão dos menores como infratores, assunto que nos últimos tempos tem sido discutido por toda a sociedade e autoridades. Também a questão da maioridade penal e sua redução; que por muitos é vista como solução para este problema social. Mas porque os jovens adotam este tipo de comportamento? Como eles agem? Quais os aspectos favoráveis e não favoráveis para este conceito e seria mesmo a solução?
Em um primeiro momento, é simples dizer qual seria a melhor medida para esta dificuldade social, que vem nos tornando reféns a cada dia. Mas cabe a todos olhar para diferentes aspectos e observar que este problema envolve diversos aspectos; que são aqui apresentados.
Será abordado um estudo sobre e o que é a Violência; a Juventude brasileira e a Violência; como agem os menores infratores; a Maioridade Penal; a Redução da Maioridade Penal e as punições no Brasil e em outros países, bem como os casos de Liana Friedenbach e Felipe Caffé; Victor Hugo Deppman; Dra. Cinthya Magaly Moutinho de Souza; o que dizem as autoridades e a opinião da população.
A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, artigos e entrevistas.
2 – CAPÍTULO 1: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 – O QUE É VIOLÊNCIA
Segundo o dicionário Priberam, Violência significa:
1. Estado daquilo que é violento. 2. Ato violento. 3. Ato de violentar. 4. Veemência. 5. Irascibilidade. 6. Abuso da força.
7. Tirania; opressão. 8. [Jurídico, Jurisprudência] Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação.
Violência trata-se do uso da agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
A violência se manifesta de várias maneiras tortura, assassinato, preconceito, violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar
...