A Mulher Líder por Natureza.
Por: Joyce Sousa • 15/2/2017 • Artigo • 2.184 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
Empreendedorismo Feminino: A Mulher Líder por Natureza Universidade de Fortaleza 26 de Junho de 2015 |
A Mulher Líder por Natureza. Joyce Helena Sousa dos Santos1* (IC).
1. Universidade de Fortaleza – PIBIC/CNPQ
joycehelena04@gmail.com
Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino, Inovações, Gênero.
Resumo
Este trabalho cientifica foi desenvolvido através de pesquisas bibliográfica, abordando, o empreendedorismo feminino, que sua importância é a geração de empregos, ajudando as necessidades individuais, onde promovem inovações e riqueza além de ajudar para a sociedade. O método dedutivo foi escolhido para analise da literatura , para que a pesquisa tivesse uma base teórica fundamentada e precisa , dando ao leitor citações que tivessem coerência nas relações às ideias autorais. Abordou – se um pouco do contexto histórico da mulher no trabalho, e sua desigualdade entre gênero no trabalho.
Introdução
O empreendedorismo feminino na atualidade esta tendo um enorme crescimento, principalmente com o apoio do SEBRAE, pois em 2013 no Brasil , segundo a GEM- Global Entrepreneurship Monitor, 52% das empresas são das mulheres, e que estes negócios cresceram 21,4% em dez anos. Pelo que podemos ver cada dez empresas no país, três são lideradas por mulheres. Devido isto, vemos um fator de mudança cultural e comportamental, e por este motivo é merecedor de chamar cada vez mais atenção, conforme o seu crescimento na ultima década. Analise iniciais, sobre a formação de negócios por mulheres, colocado em evidencias às diferenças associadas ao gênero, da forma de perfil, comportamentos gerenciais e atitudes.
Este trabalho possui a relevância social de difundir para a sociedade cientifica o empreendedorismo feminino, onde vemos que ainda existe preconceito com a mulher no mercado de trabalho, pois mesmo atualmente ainda há diferenças de salário. Observamos também que o quanto o mundo anda apostando nos valores femininos, por serem iniciativas, inovadoras e pela cooperação no lugar da competição.
O presente artigo esta organizado da seguinte forma: o conceito de empreendedorismo, a presença da mulher no trabalho e para a finalização o sexo feminino em posição de líder.
Metodologia
Esta pesquisa científica foi desenvolvida através do método bibliográfico, tendo sua fonte elaborada em livros, artigos e endereços eletrônicos. O presente pretende discutir o empreendedorismo feminino, dentro do cenário atual.
Resultados e Discussão
Analise sobre empreendedorismo
O empreendedorismo é o analise para desenvolvimento de habilidade relacionado com a criação de projetos, ou seja, técnico, empresarial e cientifico. Seu nome tem origem ao termo empreender que é resolver um problema ou situação complicada, ele também pode significar agregar valor, pois é acrescentar inovações, colocar no mercado algo que satisfaz o cliente.
A definição de empreendedorismo foi usada inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950, que foi um dos fundadores da Econometrice Society. Schumpeter foi um grande economista , e por este fato escreveram o livro " O Profeta da Inovação - Joseph Schumpeter e a Destruição criativa" , de Thormas K. MCCraw, professor de historia empresarial da Hawad Busines School.
A importância do empreendedorismo é que gera grandes riquezas dentro do país, fazendo com que haja um crescimento econômico e contribuiu para melhores condições de vida da população, pois haverá gerações de empregos e renda.
Segundo Bessant e Tidd (2009):
No empreendedorismo há chamada gestão da inovação que é a busca para entender os fatores que pode informar o sucesso ou fracasso de um empreendimento, sobre isso há quatro temas centrais: Compreender o que se tenta gerenciar; Compreender o como; Compreender o quê, o porquê e o quando da atividade de inovação; Compreender que isso é um alvo móvel.
Logo organizar a inovação é basear-se mais do que ideias, mais sim é necessário calcular estrategicamente e analisar como o processo.
Mulher no trabalho
Para entendemos sobre a feminização no mercado de trabalho e o empreendedorismo basta procurar na história, as suas mudanças foram acontecendo na Revolução Industrial, antes disso a mulher só trabalhava em casa. E com a chegada da Revolução Industrial o número de mulheres trabalhando teve um aumento considerável, mas como sempre havia desigualdade, pois as suas cargas horarias e salários eram diferentes dos homens. Mesmo que as mulheres estivessem uma jornada longa ela não abandonava as suas casas, então elas eram donas de casa e trabalhadoras.
Com a chegada do século XX, com as 1ª e dois ª Guerras Mundiais (1914-1918 E 1959-1945 respectivamente). O número de homens mortos foi enorme, então foi indispensável à contratação de mulheres, onde as funções que eram sós para o sexo masculino passou a ser também para o sexo feminino. Assim as mulheres começaram a ganharem cada vez mais espaço no mercado de trabalho. A partir disso nesse mesmo período, são criados os primeiros movimentos feministas, onde lutavam pelos seus direitos e pela igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
No Brasil, sob os anos 70, o sexo feminino contribuir de forma mais precisa no mercado de trabalho, aparecendo os movimentos sindicais e feministas no país. Conquistando cada vez mais nitidez dentro do movimento sindical a mulher, por conta do surgimento da Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora, na Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1988 a Constituição Federal conquistou a igualdade jurídica para as mulheres, fazendo com que elas tenham capacidade tanto quantos homens.
De acordo com Villas Boas (2010, p.35),o mesmo comenta que: “A cada geração, novos padrões de comportamento vão se tornando aceitáveis. A sociedade evolui e com isso diminui as diferenças entre o que mulheres podem fazer e o que está reservado aos homens”. Isso é a partir do momento em que à evolução, o comportamento humano também se modifica, fazendo com que haja certas quebras, que no caso é a aceitação da mulher no trabalho.
...