A Participação Política
Por: poly.s • 16/7/2021 • Artigo • 707 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
A política é o canal pelo qual a população busca melhorias para a comunidade, além disso, é responsável pela garantia dos direitos da comunidade e os rumos a serem traçados para resolução de problemas sociais. Por isso, a participação política é fundamental em um país verdadeiramente democrático, pois além de escolher os representantes em períodos eleitorais a população deve fiscalizar esses políticos eleitos para assegurar que os interesses da sociedade estão sendo atendidos.
Uma sociedade politizada é caracterizada por uma população presente na cena política de um país. O povo deve participar através de mecanismos como fiscalização, o acompanhamento do poder publico e o engajamento em causas coletivas e sociais. Para isso, é importante e necessário a organização e articulação da sociedade através de sindicatos de moradores e de categorias profissionais, através de movimentos sociais em defesa de uma causa ou direitos e até mesmo com a participação e envolvimento político partidário. A organização, coesão e articulação do povo possibilita uma maior chance de conquistas de direitos e melhorias para toda a coletividade e consequentemente para o indivíduo.
Sob essa perspectiva os estudos de Giacomo Sani (citado em Bobbio - "Dicionário de Política") definem três níveis básicos de participação política. O primeiro, participação de presença, trata-se da forma menos intensa de participação, pois engloba comportamentos tipicamente passivos, como, por exemplo, a participação em reuniões, ou meramente receptivos, como a exposição a mensagens e propagandas políticas. O segundo é designado de ativação e está relacionada com atividades voluntárias que os indivíduos desenvolvem dentro ou fora de uma organização política, podendo abranger participação em campanhas eleitorais, propaganda e militância partidária, além de participação em manifestações públicas. O terceiro nível de participação política será representado pelo termo decisão. Trata-se da situação em que o indivíduo contribui direta ou indiretamente para uma decisão política, elegendo um representante político (delegação de poderes) ou se candidatando a um cargo governamental (legislativo ou executivo).
CIDADANIA
A cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos e ela pode ser exercida de duas formas: passiva ou ativa.
Na cidadania passiva o individuo é caracterizado como individualista pois é neutro, omisso e conivente com as decisões políticas e somente se mobiliza quando tais ações o afetam diretamente ou atentam seus direitos, “Este é o governado preferido dos governantes pela ausência de contestação, pois, não há participação efetiva nos encaminhamentos dos negócios da vida pública.”.
Por outro lado, na cidadania ativa o cidadão participa, se compromete e se envolve em todos os assuntos da comunidade, há um compromisso de participar com a voz e o voto em tudo o que acontece e demanda uma mudança. As comunidades com preponderância de cidadãos ativos tendem a funcionar melhor do que as que estão voltadas para o individual, simplesmente pelo fato de promoverem a solidariedade e de preocupar-se
...