A Peça de Constitucional
Por: Erika Muniz • 14/6/2021 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MACAÉ
RELATORIO
Data:_15/03/2021______________Matricula:_201602328821______________
Estagiário:_Erika Muniz de Castro
Evento e data do evento:_Live Como ser um estagiário de sucesso! Marcus Soares
A live apresentada por Marcus Soares nos mostra um pouco da realidade que os estagiários passavam em tempos em que a tecnologia ainda não havia tomado os rumos de hoje.
O que vemos hoje é uma necessidade cada vez maior de nos prepararmos de forma a nos destacarmos e sermos estagiários e futuros advogados de sucesso. Nessa ceara traçamos o processo de revolução que estamos vivenciando hoje dentro do Direito.
A revolução tecnológica vivida nos últimos anos trouxe para o mercado um novo cenário. Inclusive meu TCC foi justamente sobre o tema. Esta nova realidade envolve Internet das coisas, IA - inteligência artificial e ferramentas ultramodernas, as quais exigem das pessoas qualificação constante, entendimento especializado e compreensão do todo. E aí o que se espera dos novos profissionais? As modificações que estão ocorrendo em uma velocidade cada vez maior, nos faz pensar falando no âmbito jurídico o que se espera dos estágios e futuros advogados.
Em um ambiente de disrupções dos modelos atualmente existentes no Direito, as inovações tecnológicas, a internet das coisas, robotização e otimização autônoma de processos são cada vez mais adotados não somente pela iniciativa privada, mas também pelo Poder Público.
Até aqui já temos consciência de que o uso da inteligência artificial proporciona maiores funcionalidades que estão destinadas a transformar o exercício da advocacia em uma tarefa mais precisa, ágil e criativa.
Os primeiros impactos sentidos no campo jurídico com a implantação da IA são as transformações no ambiente de trabalho e posições profissionais, tais como:
- Eliminação de alguns cargos que realizam trabalhos mecânicos – pesquisadores jurídicos – já que a máquina pode exercer essa atividade, podendo os advogados concentrarem seus esforços em outras tarefas;
- Criação de novos cargos voltados a área tecnológica do direito - vemos aqui a figura do engenheiro legal - visto a necessidade de profissionais que saibam desenvolver e conferir se os resultados obtidos através da IA estão corretos;
- A diminuição do volume documental de processos por meio da automatização total.
Desta forma para acompanhar as mudanças e atender às demandas da era 4.0, cada um de nós deve ser capaz de incorporar diversas habilidades e atuar em ambientes complexos. Para isso, é fundamental conhecer a si mesmo, identificar aspectos individuais potenciais que possuímos ou que devam ser desenvolvidos e ainda mapear nossos pontos de melhoria.
Devemos fazer realizar um processo de autocritica de nossos potenciais antes de começarmos a nos especializar em diversas áreas, focando nos objetivos que desejamos alcançar em nossas carreiras e nas necessidades de aprimoramento
...