A Soberania Maquiavel e Bodin
Por: Eduardolii • 28/2/2020 • Dissertação • 337 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Trabalho
de
Ciência Política e
Teoria do Estado
Professor : Ivair Da Silva Costa
Aluno : Eduardo Lima da Silva
Turma : STM0040101NNA
Distinção de soberania entre BODIN e MAQUIAVEL
A soberania é a forma como um homem ou um grupo se mantém no poder, Logo ela pode ser vista de diversas formas. Com isso temos a visão de soberania na opinião de dois importantíssimos nomes no âmbito da política, Nicolau Maquiavel e Jean Bodin , cada um como uma visão de que seria a soberania.
Nicolau Maquiavel foi um filósofo italiano que nasceu em 1469 em uma cidade chama Florença. Ele teve toda sua vida baseada em participação na área da política , redigiu uma grande obra chamada o Príncipe. Onde traz conceitos como virtu e fortuna, seria basicamente como um manual de comportamento a ser seguido pelos príncipes ou governantes , para que se mantenham no poder , onde ele fala que não importa o que esse governante faça o que importa é que ele se mantenha no cargo . Isso se evidência na frase “os fins justificam os meios “ , além disso para Nicolau jamais deveria haver participação da religião na política.
Jean Bodin foi um teórico político nascido na França em 1530, Bodin desenvolveu o conceito de soberania , recomendando como monarquia absolutista a melhor forma de governo. Onde, o rei estaria a cima de tudo e com o controle total após ser escolhido por Deus , através da igreja católica , forma de governo que teve grande presença na Europa .
Dessa maneira , penso que a grande distinação entre a soberania para Nicolau Maquiavel e Jean Bodin seria a influência da religião que se faz ausente na forma de governo para Maquiavel , já para Bodin é necessário para que se tenha um bom governo.
...