A contemporaneidade
Por: iruama13 • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Segundo os autores as tecnologias digitais mostram uma intensa evolução na área tecnológica no campo educacional. Estamos diante de uma realidade com novas formas de interagir, comunicar, informar e educar no campo do saber. Esse intenso processo de mudanças na contemporaneidade, que envolve o indivíduo como o principal protagonista das práticas sociais e, por consequência, das práticas pedagógicas em seu conjunto, conta com novos paradigmas, novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). O desenvolvimento tecnológico da internet possibilitou e possibilita uma reorganização do processo de comunicação entre as pessoas em diferentes localidades.
Destaca-se que as NTIC, na condição de mediações que distinguem a sociedade informacional, como toda mediação, vêm transformando as práticas paradoxais no cotidiano dos indivíduos.
As tecnologias são carregadas de aspectos culturais e políticos, sendo, em determinados momentos, inevitáveis sua utilização, seja ela direta ou indiretamente, assim os sistemas educativos nessa era da cibercultura são desafiados a se engajarem na dinâmica comunicacional da aprendizagem na era digital.
Já quando falamos na questão ambiental com o crescimento da tecnologia, as depredações do nosso meio ambiente continuam sendo bastante afetados diariamente, pois é muito difícil querer mudar uma cultura que não tem consciência, que cresceram destruindo o ambiente em que vivem, muitas vezes sem ter noção do dano que estão causando, assim a conscientização ambiental deve ser trabalhada desde o inicio da educação básica. Desta forma, a sociedade é uma rede de visões, de crenças, de poderes que se manifestam em contradições, tensões, conflitos, que não se resolvem com soluções simples, que desconhecem as desigualdades sociais, as injustiças ambientais e autoritarismos herdados de um passado colonial, tirânico, patrimonialista e paternalista.
...