A escuta ativa é uma técnica de comunicação que implica
Por: maranataprossigo • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 741 Visualizações
Escuta Ativa
A escuta ativa é uma técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe. Parece óbvio que quem ouve deva prestar atenção ao que lhe transmitem, mas a verdade é que uma boa parte da informação de uma conversa não chega corretamente ou é mal interpretada pelo ouvinte. Isso acontece por excesso de informação, falta de concentração, stress ou por várias outras razões.
Quando as pessoas se sentem ouvidas, elas tendem a mudar suas atitudes em relação a si próprias em relação aos outros. Sentem-se valorizadas, menos defensivas, menos autoritárias, mais flexíveis e mais abertas.
Quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa:
Responder aos sentimentos expressos, não fazer julgamentos, aceitar as expressões e sentimento tanto negativo, quanto positivo.
Observar a linguagem não verbal (postura, expressão facial, gestos, olhar movimentação das mãos, pernas e pés, respiração).
Essas habilidades são importantes, porque dessa forma você poderá primeiro reconhecer quem é seu interlocutor e segundo perceber se a mensagem está alcançando seu êxito.
A simples observação das atitudes de qualquer pessoa nos mostra claramente que a grande maioria está bem mais preocupada em falar, em se fazer compreender e em persuadir do que em escutar integralmente.
A situação problema de Joana reflete realmente que houve da parte de uma escuta ativa, através de suas atitudes deixando Joana fala de forma em que ela estava sentindo a situação.
Mas atitudes de Paula mantendo o foco, demonstrando calma, não a interrompendo, deixando Joana calma acolhida, sentindo que Joana estava realmente compreendendo a situação em que ela estava passando. Essa atitude de Paula deixou Joana confiante e aliviada.
Concluo que escutar é muito mais que ouvir, é compreender a mensagem do outro na totalidade, tendo também em atenção aos gestos e emoções demonstrando ao longo da comunicação. Ouvir é que chamamos de escuta passiva, ouvimos, mas sem prestar atenção, ou seja, não percebemos o outro. A escuta ativa envolve um grande esforço consciente. Grande parte da informação que recebemos num dialogo não chega corretamente, ou então é mal interpretada pelo ouvinte.
...