A teoria critica pode ser aplicada em diversos ramos da ciência humana
Por: anabanana0901 • 9/6/2019 • Relatório de pesquisa • 329 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
INTRODUÇÃO
- A teoria critica pode ser aplicada em diversos ramos da ciência humana.
- Tem como função de: alienação, contribuindo,assim, para a compreensão de muitas questões sociais e pra a critica de teoria tradicionais e positivismo cientifico.
- A teoria critica do Direito e um novo paradigma ético,exatamente por propiciar a critica das ciências, da razão e dos valores.
- A teoria critica no Direito tem como objetivo estudar fenômeno humano e de seu mundo.
- Com método, adotamos a Teoria critica enquanto fundamento ético e teórico para o estudo do pluralismo jurídico.
- Não acreditamos que seja possível a realização de um trabalho cientifico neutro, em especial na área das ciências humanas. E necessário que o pesquisador tome uma postura de comprimisso com algo e que opte por uma determinada linha metodoligica e ética , por isso, optamos por lançar um olhar sobre o pluralismo jurídico na perspectiva da teoria jurídica critica.
A teoria crítica e a escola de Frankfurt
O termo “critica” aparece no pensamento filosófico moderno com Kant, que representa a maneira de se trabalhar o pensamento, isto é, de como podemos conhecer os fenômenos. Kant inaugurou um pensamento filosófico critico, inclusive denominando propositadamente os títulos de suas obras com a palavra “ Critica “ “ Critica da razão pura “ “critica da razão pratica” “ critica dos costumes “, dentre outas obras.
Depois de um determinado tempo no segundo momento da historia do pensamento filosófico, a palavra “critica“ adquiriu outro sentindo com Karl Marx, passado nesta etapa a representar o discurso revelado e desmistificador das ideologias ocultadas que protejam os fenômenos de forma distorcida.
Para Wolkmer, a escola que desenvolveu a melhor formulação acerca de uma teoria critica foi a de Frankfurt.
Representantes da escola de Frankfurt
- HORKHEIMER
-MARCUSE
- BENJAMIN
-ADORNO
-HABERMAS
(PENSADORES QUE ADOTARAM COMO OBJETIVO DE ESTUDO, UM NOVO PARADIGMA ETICO E CIENTIFICO, INAUGUROU ASSIM A CRITICA DA CIENCIA A DISCUSSÃO DA INDUSTRIA CULTURAL, A QUESTÃO DO ESTADO E SUAS FORMAS DE LEGITIMIDADE)
...