ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”
Por: Paulo Sérgio Bermudes • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 744 Visualizações
FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX
DIREITO
GUILHERME HOFFMANN
PAULO SÉRGIO BERMUDES
PSICOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”
VITÓRIA
2014
ANÁLISE CRÍTICA E INTERLOCUÇÃO ENTRE O VÍDEO “A MORTE INVENTADA” E O TEXTO “SÍNDROME DE ANÁLISE PARENTAL”
Entre profissionais da psicologia, da sociologia e do direito, a alienação parental vem se tornando uma questão cada vez mais frequente. Trata-se de uma situação na qual o genitor, geralmente guardião, faz com que a criança tenha sua percepção e noção sobre o outro genitor alienada, a fim de provocar um afastamento entre ambos.
Abordando o tema mencionado, o documentário de Alan Minas lida com esse assunto recorrente em questões processuais que envolvem separação e divórcio cujo conflito se estende aos filhos. Dessa forma, o longa traz, como documentário, depoimento de pais, filhos e profissionais a fim de esclarecer tal fenômeno e divulgar as graves consequências psicológicas por ele causadas.
O título se trata de uma referência a um crime, uma vez que, nessa síndrome, a imagem de alguém, o outro genitor, é “matada”. Considerando que as questões que envolvem as relações familiares e os divórcios estão cada vez mais frequentes no âmbito jurídico, o primeiro longa do diretor Minas acerta em trazer à tona esse assunto que pode ser considerado um grande "efeito colateral".
No documentário, a interlocução entre a teoria, a questão jurídica e a questão psicológica referente à síndrome é realizada de forma coesa e explicativa, com o auxílio de profissionais. Entre casos e relatos comoventes, em meio a eles alguns de abuso sexual, o documentário ilustra de forma genial o impacto sofrido por essas pessoas.
Diante das considerações expostas, é possível afirmar que o longa contribui para o esclarecimento desse fenômeno e levanta questões sobre medidas a serem tomadas para lidar com tal situação. A terapia, o encaminhamento à consultas psicológicas e a punição segundo a lei, são opções a serem consideradas. O filme provoca, no geral, uma reflexão sobre relações familiares; de forma cruel, mas - infelizmente - realista.
...