ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS
Por: Leonardo Odisi de Souza • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 648 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância 2AD 2 |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA 3936 - ANÁLISE E GESTÃO DE RISCOS - 2018A
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Professor: Camel André de Godoy Farah
Nome do aluno: Leonardo Odisi de Souza
Data: 24/04/2018
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Avaliação a Distância 2 (AD 2)
1ª questão (7,0):
O Plano de Emergência consiste na organização e articulação de todos os meios disponíveis para contrapor-se às situações que caracterizem riscos negativos de qualquer ordem, em situações diversas de Segurança Pública, Defesa Civil ou Trânsito.
Ele possui um viés preventivo e reativo. No preventivo, busca estabelecer medidas de segurança para evitar situações que caracterizam um incidente de segurança. No viés reativo, ele prevê ações a realizar para diminuir o impacto do incidente de segurança.
Estude o material didático disponível no EVA, assista as WEBCONFERÊNCIAS 1 e 2 e elabore um texto versando sobre a importância da Gestão de Riscos para o planejamento de emergência em atividades de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito.
O texto deve ter no mínimo 150 palavras e no máximo 700 palavras.
Parâmetros para correção
Valor da questão: 7,0 (sete) pontos.
Distribuição da pontuação:
1) Introdução; 1,0 (um) ponto.
2) Desenvolvimento: 5,0 (cinco) pontos.
3) Conclusão: 1,0 (um) ponto.
- Começa com a articulação estruturais definidos pelos projetos de prevenção e a definição dos papéis, das funções e tarefas para instituições, órgãos e agentes responsáveis pela implementação do plano. É necessário esse planejamento de emergência nas atividades da Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, porque nem sempre são suficientes para atender os eventos adversos com maior amplitude e impacto. Com uma gestão bem elaborada você consegue colocar um limite nos riscos, pois você consegue saber quantas vezes o problema já ocorreu em determinado local, podendo assim planejar uma possível defesa ou identificar elementos que de indícios desse risco ocorrer novamente. Identificando esses elementos você consegue diminuir o impacto causado nas ocorrências, diminuindo danos materiais ou possíveis perdas humanas!
O processo de gestão de risco serve para ajudar nas tomadas de decisões, onde agir, como agir! Podendo assim formar um contingente efetivo da Segurança Pública (Policias e Bombeiros) os Agentes da Defesa Civil e os Guardas de Trânsito para auxiliar nas melhores rotas, onde não venha causar problemas e caos para os que precisam chegar em suas casas!
...