ATIVIDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA METAFÍSICA E DA DIALÉTICA SEGUNDO O LIVRO
Por: Cauocaio • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Fasb l – Direito B
Caio oliveira Fernandes
Filosofia
ATIVIDADE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA METAFÍSICA E DA DIALÉTICA SEGUNDO O LIVRO.
A metafísica para alguns filósofos e metafísicos, são imutáveis , como por exemplo para Engels, ele considera as coisas “como feitas em definitivo', e para Aristóteles o objeto da metafisica era o estudo do ser, que se encontra para além e imutável, eterno.
Ao se falar em método metafísico, estamos dizendo que significa um método que ignora ou desconhece a realidade do movimento e da transformação. À metafísica ignora o movimento, em favor do repouso, a transformação em favor do idêntico “Nada há de novo sob o solo “ diz ela.
Um dos traços da metafísica e separar, arbitrariamente, o que é inseparável, na realidade.com isso temos o exemplo que o metafisico diz “De um lado, o homem, de outro , a sociedade. Se destruirdes a sociedade capitalista, tereis uma sociedade socialista. E então? O homem continuará sendo o homem.” Com isso o método metafísico separa arbitrariamente oq ué está unido na realidade. A metafísica não admite que dois contrários possam existir ao mesmo tempo, ou algo estar vivo ou estar morto , contrariando assim as células dos nossos corpos que estão a todo momento se substituindo.
Já a dialética opõe-se, sob todos os pontos de vista, à metafísica . Não que a dialética não admita o repouso e a separação entre os diversos aspectos do real. Ela vê, no repouso, um aspecto relativo da realidade, enquanto que o movimento é absoluto; considera, igualmente, que toda separação é relativa porque, na realidade, tudo se relaciona de uma forma ou de outra, tudo está em interação.
Ela fica atenta a todas as formas de movimento, ela explica o movimento para luta dos contrários. Esta é a mais importante lei da dialética; a ela serão consagradas as lições 5ª,6ª e a 7ª. O metafísico Isola os contrários, considerando-os, sistematicamente, como ''incompatíveis. A dialética descobre que um não pode existir sem o outro, e que todo movimento, toda mudança, toda transformação são explicáveis pela luta dos contrário.
Em contraposição a metafísica a dialética olha a natureza, não como um amontoado acidental de objetos de fenômenos destacados uns dos outros, isolados e independente, mais sim como um todo. Com isso o método dialético considera que nenhum fenômeno da natureza pode ser compreendido, mais quando encarado isoladamente fora dos fenômenos circundantes. Também uma de suas características são a de que tudo se transforma.
...