Análise Da Inflação Predominate no Brasil Atualmente
Por: Karol Novais • 28/4/2017 • Dissertação • 463 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS – FTC
CURSO DE DIREITO
CAROLAINE NOVAIS SOUZA
RESUMO CRÍTICO:
CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTÍFICO
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2017
CAROLAINE NOVAIS SOUZA
Curso de Direito -1° semestre
RESUMO CRÍTICO:
CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTÍFICO
Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, como requisito avaliativo do Curso de Direito, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Ana Paula Amorim.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2017
CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTIFICO
É atualmente inegável que a ciência aumentou a capacidade de instrumentalização do ser humano, pois através do desenvolvimento de novas tecnologias, liberou a mão de obra para atuar na área de serviços e pesquisas científicas. Assim, à medida que a ciência avança o indivíduo também se torna cada vez mais capaz de dominar as circunstâncias à sua volta.
No entanto, ao se analisar a ciência ao longo do tempo, não se consegue estipular uma única concepção. Podemos dividi‐la em períodos, cada um com modelos e paradigmas diferentes a respeito da concepção de mundo, de ciência e de método, destacando‐se três grandes concepções: a ciência grega, onde a preocupação era a busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem; a ciência moderna, baseada no experimentar, medir e comprovar; e a ciência contemporânea que centra‐se na incerteza e ruptura do cientificismo.
Mediante essas evoluções e transformações, de modo resumido pode-se assinalar que a ciência na atualidade tem como características a racionalidade, coerência, representação do real, sistemática, análise, investigação e utilização de métodos, experimentação e comunicação. É sua função descrever, explicar e prever os dados que compõem a realidade, tornando o mundo compreensível mediante a interpretação do conhecimento científico.
Em relação ao conhecimento cientifico aponta-se que muitas são as concepções que envolvem essa questão, pois a transmissão de conteúdos, não é o foco principal, destacando-se a necessidade da formação de sujeitos cognitivos com competências e habilidades para enfrentar situações inesperadas, solucionar problemas, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento em suas áreas de interesse e respeitar a pluralidade cultural planetária.
Assim, o conhecimento, envolve uma multiplicidade de atos, e em termos categóricos, além da forma discursiva do conhecimento racional, existe ainda a questão relativa ao conhecimento intuitivo. No que se refere ao conhecimento racional, podemos categorizá‐lo em quatro: Conhecimento popular, vulgar, empírico ou senso comum, Conhecimento científico, Conhecimento filosófico e Conhecimento religioso ou teológico.
O conhecimento científico ganhou destaque dentro da universidade, principalmente no início do século XX, frente as debates sobre os métodos de investigação, adotou-se a aplicação do método cientifico do conhecimento, esboçando-se um caminho caracterizado pela definição de um problema, levantamento de hipótese, verificação de hipótese e conclusão. Nessa lógica, um estudo só é eficaz, quando se torna significativo, quando os conhecimentos e informações, trazem razão e respostas ao complexo de conhecimentos já existentes, podendo ser reutilizados em outras situações.
...