TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Inflação Predominate no Brasil Atualmente

Por:   •  28/4/2017  •  Dissertação  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS – FTC

CURSO DE DIREITO

CAROLAINE NOVAIS SOUZA

RESUMO CRÍTICO:

CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTÍFICO

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA

2017

CAROLAINE NOVAIS SOUZA

Curso de Direito -1° semestre

RESUMO CRÍTICO:

CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTÍFICO

Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, como requisito avaliativo do Curso de Direito, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pela professora Ana Paula Amorim.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA

2017

CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E SABER CIENTIFICO

É atualmente inegável que a ciência aumentou a capacidade de instrumentalização do ser humano, pois através do desenvolvimento de novas tecnologias, liberou a mão de obra para atuar na área de serviços e pesquisas científicas. Assim, à medida que a ciência avança o indivíduo também se torna cada vez mais capaz de dominar as circunstâncias à sua volta.

No entanto, ao se analisar a ciência ao longo do tempo, não se consegue estipular uma única concepção. Podemos dividi‐la em períodos, cada um com modelos e paradigmas diferentes a respeito da concepção de mundo, de ciência e de método, destacando‐se três grandes concepções: a ciência grega, onde a preocupação era a busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem; a ciência moderna, baseada no experimentar, medir e comprovar; e a ciência contemporânea que centra‐se na incerteza e ruptura do cientificismo.  

Mediante essas evoluções e transformações, de modo resumido pode-se assinalar que a ciência na atualidade tem como características a racionalidade, coerência, representação do real, sistemática, análise, investigação e utilização de métodos, experimentação e comunicação. É sua função descrever, explicar e prever os dados que compõem a realidade, tornando o mundo compreensível mediante a interpretação do conhecimento científico.

Em relação ao conhecimento cientifico aponta-se que muitas são as concepções que envolvem essa questão, pois a transmissão de conteúdos, não é o foco principal, destacando-se a necessidade da formação de sujeitos cognitivos com competências e habilidades para enfrentar situações inesperadas, solucionar problemas, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento em suas áreas de interesse e respeitar a pluralidade cultural planetária.

Assim, o conhecimento, envolve uma multiplicidade de atos, e em termos categóricos, além da forma discursiva do conhecimento racional, existe ainda a questão relativa ao conhecimento intuitivo. No que se refere ao conhecimento racional, podemos categorizá‐lo em quatro: Conhecimento popular, vulgar, empírico ou senso comum, Conhecimento científico, Conhecimento filosófico e Conhecimento religioso ou teológico.

O conhecimento científico ganhou destaque dentro da universidade, principalmente no início do século XX, frente as debates sobre os métodos de investigação, adotou-se a aplicação do método cientifico do conhecimento, esboçando-se um caminho caracterizado pela definição de um problema, levantamento de hipótese, verificação de hipótese e conclusão. Nessa lógica, um estudo só é eficaz, quando se torna significativo, quando os conhecimentos e informações, trazem razão e respostas ao complexo de conhecimentos já existentes, podendo ser reutilizados em outras situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com