Arguição de descumprimento de preceito fundamental
Por: Tyessa Lorrany • 1/3/2016 • Resenha • 1.311 Palavras (6 Páginas) • 614 Visualizações
Página 1 de 6
QUESTÕES LEI DE DROGAS – LEI 11.343/2006
- Qual dos verbos, descritos no art. 33 da Lei nº 11.343/06, exige qualidade especial do agente?
- Segundo a Lei nº 11.343/06, o que é exigido para a consumação do crime de tráfico de entorpecentes?
- Como responde o agente que praticar mais de ação descrita no art. 33, da Lei nº 11.343/06, no mesmo contexto fático?
- Em qual tipo penal da Lei de Drogas incorre aquele que semeia, cultiva ou faz a colheita de plantas destinadas à preparação de entorpecente ou de substância que determine dependência física ou psíquica?
- Aquele que empresta local para tráfico ilícito de entorpecentes responderá pelo delito do art. 33 da Lei nº 11.343/06, apenas se for o efetivo proprietário do local, que vem sendo utilizado para o tráfico ilícito de entorpecentes?
- Para caracterizar o delito de associação para a prática de tráfico ilícito de entorpecentes (art. 35 da Lei nº 11.343/06), exige-se a associação de mais de quatro pessoas?
- Em que tipos penais da Lei nº 11.343/06 é admitido o crime culposo?
- Quais são os requisitos exigidos para a configuração do art. 28 da Lei nº 11.343/06, em seu verbo trazer consigo?
- De acordo com a Lei nº 11.343/06, qual o prazo para conclusão do Inquérito Policial?
- De quem é a competência para o processo e julgamento de tráfico de entorpecentes (arts. 33 a 37 da Lei 11.343/06)?
- Em que consiste a delação eficaz que trata o art. 41 da Lei nº 11.343/06?
- Como responderá aquele que em razão da dependência ou sob o efeito de substância entorpecente proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento?
- O delito de tráfico de drogas previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/06 é classificado como de perigo concreto, comum e hediondo? Explique.
- Segundo entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, a incidência da causa de diminuição da pena prevista no art. 33, § 4.º, da Lei n.º 11.343/2006 retira a hediondez do crime de tráfico de drogas?
- A legislação descriminalizou a conduta de quem adquire, guarda, tem em depósito, transporta ou traz consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Atualmente, o usuário de drogas será isento da aplicação de pena e submetido a tratamento para recuperação e reinserção social. Explique.
- Aponte e faça um resumo dos crimes da Lei de Drogas.
- Quanto à Lei de Drogas (Lei n. 11.343, de 23/08/2006), aborde os seguintes tópicos, a luz da previsão legal, da jurisprudência pátria e da doutrina.
- Causas específicas da lei de drogas de aumento de pena.
- Progressão de regime/ Liberdade Provisória/ Fiança/Indulto.
- Conversão de pena privativa de liberdade em pena restritiva de direitos.
- No caso do crime previsto no art. 33, da Lei 11.343/2006, pode a autoridade policial, sem autorização judicial, realizar busca e apreensão em uma residência, sabedora que a mesma funciona como entreposto de drogas? Explique.?
QUESTÕES LEI DE CRIMES HEDIONDOS – LEI 8.072/90
- Quais são crimes hediondos, segundo a Lei 8.072/90?
- Quando o condenado por crime hediondo poderá obter o livramento condicional?
- Quão são os crimes equiparados aos crimes hediondos, por disposição da Lei 8.072/90?
- Segundo o art. 2º, da Lei 8.072/90, os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo serão insuscetíveis a quais tipos de benefícios penais? Explique cada um deles.
- Considere que um indivíduo pratique dois crimes, em continuidade
delitiva, sob a vigência de uma lei, e, após a entrada em vigor de outra lei,
que passe a considerá-los hediondos, ele pratique mais três crimes em
continuidade delitiva. Nessa situação, de acordo com o Código Penal,
aplicar-se-á a toda a sequência de crimes a lei anterior, por ser mais benéfica
ao agente?
- Considere que um indivíduo, reincidente, seja condenado, definitivamente, a quinze anos de reclusão em regime inicial fechado, devido à prática de crime hediondo. Quando esse indivíduo progredirá de regime do cumprimento da pena?
- Sobre os crimes hediondos, qual o critério adotado para a sua definição?
- José, primário, foi condenado a cumprir pena de 20 anos de reclusão pelo crime hediondo de latrocínio cometido no dia 20 de Abril de 2007. Neste caso, José deverá cumprir a pena em qual regime? Quando poderá obter a progressão de regime de pena?
- Quais são crimes hediondos próprios, assim definidos pela Lei nº 8.072/1990?
- A causa especial de aumento de pena prevista na lei de crimes hediondos, com acréscimo de metade da pena, respeitado o limite superior de trinta anos de reclusão, foi revogada em relação ao crime de estupro de vulnerável? Explique.
- "A" foi condenado a 6 (seis) anos de reclusão pelo crime de estupro. Sabendo-se que "A" é reincidente específico em crimes dessa natureza, quando o mesmo poderá obter o benefício da progressão de regime?
CRIMES DE TRÂNSITO – LEI 9.503/97 – CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
- Pai, na tentativa de socorrer o filho, culposamente atropelado por um veículo, corre para a avenida sem olhar para os lados e de forma inusitada, com essa atitude vem a ser apanhado e morto por outro veículo que conduzia seguindo os preceitos do CTB. Em relação a esta proposição por qual infração responderá o primeiro motorista e por qual responderá o segundo?
- Antônio trafegava próximo a estação de embarque de passageiros com velocidade acima da regulamentar às 2 horas da madrugada, horário em que não havia movimento algum de passageiros. Nesta situação, mesmo que estando vazio o ponto de embarque de passageiros, por qual crime ele responderá
- Roberto, um homem imprudente, vendo seu desafeto atravessando a faixa de pedestres atropela matando-o a fim de se livrar seu inimigo. Roberto responderá por qual tipo penal?
- Quando ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança?
- Amadeu Paes da Silva conduzia veículo automotor pela via pública, após ter consumido bebida alcoólica. Abordado por policiais, negou-se a se submeter a teste de alcoolemia. Qual o principal argumento utilizado por ele, de acordo com a doutrina e a jurisprudência?
- A conduz veículo automotor em via pública quando percebe que B, seu inimigo, atravessará a rua, momento em que A, objetivando causar lesões corporais em B, o atropela, tendo a vítima sofrido lesões corporais de natureza leve. A será responsabilizado por qual crime?
- Em quais infrações, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor tem a pena aumentada de um terço à metade? Aponte o dispositivo legal?
- É crime a simples condução de veículo automotor em via pública sob influência de cocaína, ao contrário da influência de álcool? Explique e aponte o dispositivo legal.
- Como se configuram os crimes de entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e de falta de habilitação?
- No dia 15 de junho de 2007, por volta das 09h, pela Avenida Canal, proximidades do "Atacadão Rio do Peixe", José Antônio, guiando o veículo ônibus, ano 1998, de cor branca, provocou atropelamento contra Marinalva, que pedalava uma bicicleta próximo à guia da calçada, sofrendo traumatismos generalizados. O socorro foi prestado por solicitação de populares do SAMU ao Hospital Regional de Urgência e Emergência de Campina Grande, e o infrator se evadiu. No que se refere à conduta praticada, uma vez que o infrator se evadiu sem prestar socorro à vítima. Haverá neste caso a aplicação de algum aumento de pena?
- Aponte e faça um resumo dos crimes de trânsito.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com