TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Leis da Economágica

Por:   •  1/4/2016  •  Dissertação  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

AS LEIS DA ECONOMÁGICA

        Muito se debate acerca de direitos do consumidor e também do vendedor, ou prestador de serviços. Não me refiro especificamente ao Código de Defesa do Consumidor de 11 de setembro de 1990, mas sim dos agentes que atuam nessa e os fenômenos que ocorrem no mundo do mercado. Devemos também destacar que, as leis da economágica não funcionam para privilegiar clientes ou fornecedores, e muito menos formar uma “panelinha”, ou negociar com uma das partes para benefício próprio. Mas ainda sim, a economágica possui falhas.

        O primeiro exemplo dentre diversos temas, como o foco da economágica, onde nos situaremos, é sobre a gratuidade dos estacionamentos dentro de estabelecimentos, ou estacionamentos garantidos, reservados de seus respectivos estabelecimentos. Muitos especialistas defendem a ideia da gratuidade, mas também muitos vão contra, ambos os lados possuem vários argumentos. A minha opinião é igual a do autor deste livro em que nos baseamos “Economia Sem Truques”, pois esse tema da gratuidade causa de fato desperdício de tempo e dinheiro para nossos parlamentares, pois é simples entender o porquê não funcionaria. Embora o cliente sinta a sensação de que está pagando por mais um serviço, a gratuidade não facilitaria nada, muito pelo contrário, traria prejuízo para os lojistas e incômodo para clientes em que realmente foram a estes estabelecimentos com o intuito de consumir ou adquirir algum produto, pois se fosse gratuito, muitas pessoas usariam o estacionamento para proteger seus carros enquanto vão a algum lugar próximo, e não usufruiriam dos produtos deste estabelecimento.

        Umas das falhas da economágica que podemos destacar aqui, seria a questão donde vem os custos de produzir e relacionar os custos consequentes à falhas do governo. Alguns dos erros economágicos desencadeiam de que alguns estabelecimentos comerciais devem ser obrigados por lei a cobrar um “preço justo” por seu produto. O “preço justo” seria basicamente igual a um custo mais um “lucro justo”.

        A função da economágica sugere normas que procuram solucionar problemas que geralmente pouco a pouco gera um remédio para este problema. Devido a  tudo isso, a economia fica com uma quantidade enorme de leis que possui graves efeitos colaterais que prejudicam a economia em suas diversas áreas.

        Em suma, podemos observar, com o funcionamento da economia que as falhas do mercado que causam os problemas, serve como base para encontrar a solução, e ainda fugir das artimanha da economágica. E uma das coisas saudáveis que pode ser feito, é discutir em sociedade, voltado aos assuntos socioeconômicos, tal como políticas públicas e a elas relacionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com