As Raízes do Brasil
Por: cevieira_ • 17/6/2018 • Relatório de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda
HOMEM CORDIAL
Cordialidade sentimento/ laço afetivo
Cordialidade por interesse favorecimento de “amigos/ conhecidos
A cordialidade não é real
IMPORTANTE:
Equidade (igualdade) - A equidade é o conceito em que a justiça pela igualdade se baseia, ao propor o respeito aos direitos de cada um, a persistente busca pela justiça que trate cada indivíduo segundo sua natureza particular.
Isonomia (igualdade de tratamento) - A isonomia é a gestão do coletivo, onde todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, onde todos devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade e quando a lei é para todos e todos são iguais perante ela, independentemente da riqueza ou prestígio destes.
Isocracia (igualdade de acesso ao poder) - A isocracia é o direito de o cidadão participar da administração pública e o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos. As decisões tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria.
SISTEMA PROPORCIONAL
Lista Aberta:
Ordem decidida por nº de votos
+ Democrático
Utilizada para eleição de Vereador/ Deputado estadual e federal
Lista Fechada:
Ordem independe do nº de votos
Caciques (caciquismo) – favorecimento da população por “conveniência”
SISTEMA MAJORITÁRIO
Eleição para Senador, Governador, Prefeito e Presidente (NÃO TEM SISTEMA DE LISTA)
Só um candidato por partido
Vence o mais votado
*As eleições independem uma da outra*
CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PATRIMONIALISMO (confusão entre público e privado): utilizar patrimônio/poder público para interesse/benefício do patrimônio privado.
Um Estado mais racional é pior para o patrimonialismo logo:
ESTADO RACIONAL e PATRIMONIALISMO
ESTADO RACIONAL e PATRIMONIALISMO
NEPOTISMO e nepotismo cruzado: O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. O nepotismo é vedado, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade.
CLIENTELISMO (troca de favores por algo, geralmente o voto): O clientelismo pode ser entendido como um intercâmbio de votos por favores entre eleitores e políticos. Normalmente, isto acontece em sociedades onde a desigualdade social é muito grande e gera governos populistas.
PATERNALISMO (sempre relacionado a pessoalidade, não existe paternalismo sem estar relacionado a uma figura política que se destaca, estado como pai da população): Conhece-se como paternalismo o desenvolvimento de comportamentos que são típicos de um pai tradicional, mas aplicadas a outro tipo de vínculo. Isto significa que o paternalismo implica a ação de alguém como pai numa relação de amizade, de trabalho, política, etc. Por norma, o termo é usado de forma pejorativa.
*O estado é impessoal ≠ do paternalismo*
GETULIO VARGAS
Características:
1930 – Direitos Sociais colocados em prática;
CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas;
Eleições café com leite;
Golpe – Getúlio entra no poder por meio de um golpe “militar”;
Militares no poder desde
...