As Religiões Africanas
Por: Gislaine Lima • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 7.574 Palavras (31 Páginas) • 332 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1
2 AS RELIGIÕES AFRICANAS………..…………………………..................................2
3 O PAPEL ESSENCIAL DA TRIDO E DA FAMILIA..................................................6
4 O CHEFE TRIBAL………………………………………………….................................7
5 DEUSES E ESPIRITOS…………………………………………………………………...8
6 CULTO AOS ANTEPASSADOS…………………………………………………………9
7 OS ESPECIALISTAS EM RELIGIÃO…………………………………….……….……10
7.1 CURANDEIROS………………………………………………………………………..10
7.2 MAGIA…………………………………….……………………………………………..10
7.3 ADIVINHAÇÃO E PROFECIA…………….…………………………………………..11
7.4 RITOS DE PASSAGEM…….………………………………………………………….11
8 RELIGIÕES AFRICANAS NO BRASIL……………………………………….............12 9 SURGIMENTO DA UMBANDA NO BRASIL..........................................................15
10 SURGIMENTO DO CANDOMBLÉ NO BRASIL....................................................16
11 RITUAIS FÚNEBRES………………………………………......................................17
11.1 UMBANDA..........................................................................................................17
11.2 CANDOMBLÉ………………………………………………………………...……….19
12 DIFERENÇA ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA………………………………...20
12.1 CANDOMBLÉ……...…………………………………………………...………...…..20
12.2 UMBANDA………………………………………………………………..…...….......20
13 CONCLUSÃO........................................................................................................21
REFERÊNCIAS.....................................................................................................22
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de averiguar os conhecimentos da disciplina Cultura Religiosa, pelos acadêmicos do curso de Direito e Psicologia acerca das Religiões de Matrizes Africanas: Umbanda e Candomblé.
Nosso trabalho consistiu na pesquisa sobre o papel da família, o significado dos ritos e cultos, o surgimento da Umbanda e Candomblé no Brasil, os rituais fúnebres e as diferenças entre as religiões.
Discorremos a respeito do papel da tribo e da família nas religiões africanas e da importância de manter os costumes e dar continuidade a família a fim de que não se rompe as tradições, acreditando que se não houver descendentes a conexão com os ancestrais é trinchada. Os cultos aos antepassados pressupõem a interação entre os vivos e os mortos, geralmente os membros fazem sacrifícios aos mortos e com isso oferecem comida e bebida com a intenção de alcançar o pedido por alguma necessidade e são consideradas mais comuns a realização de oferendas coletivas.
Visando que são muitas denominações religiosas de matrizes africanas no território brasileiro, e que são formadas por vários grupos étnicos africanos que contribuíram para sua formação, as mais conhecidas são o candomblé e a umbanda. No candomblé os ritos são dirigidos por um pai de santo ou mãe de santo, os rituais incorporam elementos da cultura caipira e dos índios, utilizam dialetos africanos. A umbanda é um culto mais brasileiro, considerado mais simples e popular e seu idioma é o português, incorpora práticas do candomblé, catolicismo e do espiritismo.
De acordo com os materiais pesquisados falaremos dos rituais fúnebres e seus significados em ambas religiões, pois assim como as demais religiões existentes as matrizes africanas estabelecem rituais em homenagem ao membro morto. Para finalizar enfatizamos as principais diferenças entre o candomblé e a umbanda.
Contudo podemos afirmar que as religiões exercem influência, boa ou má, feliz ou desagradável, sobre as diversas sociedades e civilizações.
2 AS RELIGIÕES AFRICANAS
A África atual inclui mais de quarenta Estados Nação, muitos deles com uma grande variedade de culturas e religiões. Estudiosos estimam que existam mais de mil idiomas falados naquele continente, e muito da diversidade existente deve-se a sua longa história e a sua geografia bastante diversa.
Há na África quatro grandes desertos; o Kalahari no Sudoeste, o da Líbia no Norte, o da Núbia no Nordeste e o Saara que se estende do Rio Nilo no Leste até Oceano Atlântico no Oeste. Só o Saara cobre oito milhões e seiscentos mil quilômetros quadrados, quase um terço da África. Nômades e tribos de pastores, há muito tempo vivem nessas áreas desolada, mas a África também possui inúmeras selvas, vastas campinas e montanhas majestosas, muitos rios serpenteiam aquele solo. O rio mais extenso da África e também do mundo é o Nilo que percorre mais de seis mil quilômetros, desde o Lago Vitória até o Mar Mediterrâneo. As margens desse antigo rio, faraós construíram suas tumbas e acredita-se que Moisés foi tirado de suas aguas.
A civilização africana foi moldada por uma migração de pessoas vindas de outros continentes e de outras culturas, é uma grande combinação de sociedades afeiçoadas por uma enorme variedade de influências.
As religiões africanas são tão diversas quanto suas culturas; mas também tiveram influências unificadoras, principalmente do cristianismo e do islamismo. Na última década do século XX, a configuração religiosa da África incluía mais de trezentos milhões de cristãos e pouco menos de trezentos milhões de mulçumanos, existem cerca de 70 milhões de seguidores de religiões tradicionais africanas e cerca de um milhão de hindus.
...