Ação Rescisória C.C Danos Morais E Materiais
Por: 19031973 • 5/4/2023 • Artigo • 521 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO ____ JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL.
QUALIFICAÇÃO DO AUTOR, por seu procurador infra-assinado, mandato anexo, com escritório profissional situado na ??????????????????, para onde deverão ser expedidas as futuras notificações judiciais referentes a esta ação, a teor do art. 39 da Lei 8.078/90, vem respeitosamente à presença de Vª. Exa., propor a presente:
AÇÃO RESCISÓRIA C.C DANOS MORAIS E MATERIAIS
em face de QUALIFICAÇÃO DO RÉU, pelas razões de fato e de direito a seguir exposta:
DOS FATOS
RESUMO DOS FATOS
INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA
Imperiosa a inversão do ônus da prova em respeito ao Código de Defesa do Consumidor.
DANO MORAL
Desnecessária a transcrição de toda fundamentação jurídica que dá respaldo ao dano moral. O Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e a Constituição da República são claros em afirmar a necessidade de reparação de tal dano.
A indenização deve representar uma punição para o infrator, capaz de desestimulá-lo a reincidir na prática do ato ilícito, e deve ser capaz de proporcionar ao ofendido um bem-estar psíquico compensatório do amargo da ofensa.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
“Art. 5°. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências.
DOS PEDIDOS
Isto posto requer:
a) Seja condenada a Empesa Ré a entregar o produto: DESCREVER O PRODUTO, na residência do Autor em 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de multa diária de R$ 200,00 (duzentos reais);
b) Condenação da Ré em danos morais, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais);
...