Ação de Imissão Na Posse
Por: Stéfani Fróes • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 96 Visualizações
Peça 4
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DE RIBEIRÃO PRETO – SP.
Pular 5 linhas
JOÃO DA CRUZ, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade n., inscrito no CPF/MF sob o n. e sua mulher BEATRIZ VALENÇA DA CRUZ, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade n., inscrita no CPF/MF sob o n., endereço eletrônico, residentes e domiciliados a Rua, por intermédio da advogada subscritora (procuração anexa), com escritório situado na Rua, onde recebe as notificações e intimações, vêm perante Vossa Excelência propor a presente:
AÇÃO DE IMISSÃO NA POSSE
em face de PAULO ALBUQUERQUE, estado civil, profissão, portador da cédula de identidade n., inscrito no CPF/MF sob o n. e sua mulher NAIFA TÂMELA, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade n., inscrita no CPF/MF sob o n., endereço eletrônico, residentes e domiciliados a Rua, com DENUNCIAÇÃO DA LIDE à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, (qualificação e endereço), pelos motivos a seguir expostos:
DOS FATOS
Os requerentes adquiriram o imóvel, cujos dados constam na escritura anexa, em um leilão da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
Ocorre que o pagamento foi devidamente realizado, no valor de R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais), após as devidas formalidades foi lavrada a escritura do imóvel em nome dos requerentes que receberam as chaves.
Acontece, porém, que quando foram tomar a posse do seu imóvel os antigos proprietários, ora requeridos, ainda estavam residindo no local com seus filhos. O que impediu que tomassem a posse de seu imóvel.
Sendo assim, não tiveram opção a não ser propor a presente ação para buscar o que lhes é devido por direito.
DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE
Os artigo 125 e seguintes do Código de Processo Civil, dá suporte para a pretensão dos requerentes.
Os referidos dispositivos legais estabelecem que a denunciação da lide é obrigatória para que os denunciantes possam exercer o direito de regresso contra a alienante do imóvel no caso de evicção.
Portanto, a alienante, Caixa Econômica Federal, deverá figurar no presente feito como denunciada e ser citada para responder aos termos da presente ação pôr eventual evicção que ocorrer no processo.
DO DIREITO
Os requerentes adquiriram o imóvel (descrição do imóvel), da Caixa Econômica Federal em leilão de imóveis, por ela realizado, que passaram à sua propriedade em razão do não pagamento do contrato de financiamento pelos requeridos. No entanto, os requerentes não conseguiram até o presente momento tomar posse do referido imóvel, pois os requeridos recusaram-se a entregá-lo espontaneamente.
A escritura pública lavrada garante o direito de posse aos autores, o que assegura o direito de ação de imissão de posse, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, in verbis:
"Exposta pretensão de imitir-se na posse, em decorrência de cláusula contratual que atribui ao promitente comprador o direito à posse, assegura-se o direito de ação de imissão de posse, de natureza petitória, ainda que a proposta esteja intitulada de reivindicatória, sem mudança da causa de pedir ou do pedido (RSTJ 29/416 citado por NEGRÃO, Theotonio. Código de processo civil e legislação processual em vigor. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 1999, nota nº 3a ao artigo 271, p. 333).
Sendo assim, o direito dos requerentes é líquido certo e exigível, devendo ter sua pretensão atendida, sendo determinada a imissão na posse.
...