CIDADANIA E INTERCULTURALISMO A ONDA - O FILME
Por: 186818 • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
TRABALHO INDIVIDUAL
- LÉA S. GOMES
CIDADANIA E INTERCULTURALISMO
TEMÁTICA
Filme “A Onda”
Resenha Crítica
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Direito do Trabalho, ministrada pelo professor Luiz Henrique Requião. Curso de Direito, turno noturno da Faculdade da Cidade do Salvador.
A Onda (título original: Die Welle), co produção alemã, 2008
Direção Dennis Gansel
Produção: Christian Becker
Estrelado: Jürgen Vogel,Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt.
A ONDA - Sinopse
O comportamento anarquista de Wenger, o fazia se sentir discriminado pelos seus demais colegas. Quando este foi direcionado a ministrar o curso de autocracia indo de contra a sua vontade, vez que, almeja conduz o curso de anarquismo. Ao se apropriar da situação, tomado de certa leviandade com um misto de poder de vingança por não ter como fugir do curso indesejado por ele, Wenger conduziu a gincana de forma a mostra para os gestores e também aos alunos o quanto seria a facilidade de persuadir e manipular as pessoas, seu grupo, uma massa. Desta forma e indiretamente, faria com que os demais percebessem a necessidade de uma transformação social com fundamentos estratégicos revolucionários . Começa então a provocação: A princípio, Wergen impõe regras e limites em sala de aula, adiante, passa a enaltecer a classe com as mais diversas qualidades as quais ocorrem em um regime ditador. Em uma semana de curso, esse regime se transforma nas piores conseqüências: hegemonia exacerbada por parte do professor e classe, evasão de alunos, bem como suicídio e tentativas de homicídio.
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=UhdRkIwGW6I
Resenha crítica
Com os eventos negativos ocorrido após o domínio do poder adquirido por Wenger sobre seus alunos, e seus alunos sobre os demais, a teoria do professor se confirmava, quando defendia de que a autocracia aliena grupos de tal forma que estes são capazes de formar exércitos em total condição de vantagens com um só objetivo: aniquilar aqueles que não aceitam compartir do mesmo grupo, seu modo de pensar, de ser e de estar. Logo, se assim não for, estes tornam-se inimigos confessos.
Dois alunos ao se colocarem em posição contrária ao regime autocrático imposto ali, estes, deram exemplos claros do que vem a ser o anarquismo, quando colocaram seus gostos e vontades de forma independentes ao poder exercido pelo professor e sua classe. Poder esse dispensável, e até mesmo desfavorável ao que de fato a classe representava verdadeiramente.
Salvador, maio de 2016.
Léa Gomes.
...