Capote - Nikolay Gogol
Por: joao990 • 9/3/2018 • Artigo • 501 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
O Capote
Sumário
I – Resumo da Obra
II – O Autor
III – Análise e discussão
IV – Considerações finais
V – Referências
Aluno: João Felipe Pereira
Curso: Direito, turma: Noturno, sala 706
RA: B80IGA-6
O Capote – Nicolai Gogol
Akaki, um barnabé, um exímio copiador de documentos, cargo que desempenhava com gosto e dignidade.
De poucos amigos, por conta de seu poder aquisitivo, suas vestimentas, seu modo diferente de agir das outras pessoas, acabava servindo de chacota para os seus colegas de repartição. Nem o segurança que deveria olhar para todos, como forma de garantir um controle de quem entra e sai, olhava para o rosto dele.
Era lotado em alguma repartição em São Petersburgo, localidade de baixas temperaturas.
Para enfrentar o frio usava um capote velho que, já não conseguia mais barrar o frio, pois não tinha condições financeiras para comprar um novo.
Porém, tudo começa a mudar quando Akaki procura um alfaiate para tentar concertar seu capote e ao chegar lá o alfaiate diz que não há mais concertos a serem feitos, pois a peça estava surrada por demais. O alfaiate, de vasta experiência em sua área, diz a ele a necessidade de se fazer um novo.
Akaki, por não ter condições financeiras toma um susto com o valor, mas começa a juntar dinheiro pra poder comprar o novo capote.
O alfaiate fez um capote perfeito, digno de uma realeza. Akaki passa a usá-lo e sente-se importante com o novo capote. Todos em sua repartição passaram a tratá-lo de forma condigna.
Fizeram uma festa e chamaram Akaki para participar. Ele que nunca frequentara uma festa, aceitou o convite. Chegando à festa todos conversaram com ele, porém chegando próximo às 12h00m AM, Akaki já estava preocupado com o horário, tentou sair e não conseguiu, pois seus nobres colegas não deixaram. Em momento oportuno Akaki aproveitou o descuido de seus colegas e aproveitou para sair à francesa. Já na praça de volta para casa, sentiu a presença de alguém no meio da escuridão. Surgiram do meio do breu dois homens. Ele levou um golpe, desmaiou e quando acordou já não estava mais com o seu capote. Os homens fugiram e ninguém o socorreu.
Passado isto, ele pede ajuda para o policiamento local para que tentasse recuperar o capote, porém sem êxito.
Já desesperado, ele decide procurar uma “Alta personalidade” que o recebe mal e expulsa ele de sua sala.
Akaki fica doente e morre. Porém algo estranho começa a acontecer com sua morte, à praça em que sofreu o assalto, vira um cenário de assombrações.
Vários capotes são roubados, mas os policiais não conseguiam pegar o ladrão porque o fantasma sempre dava um jeito de escapar. A cidade já comentava: Era Akaki quem roubava os capotes.
Tudo só teve fim quando a “Alta personalidade” teve um encontro com o fantasma e
Akaki roubou o capote dele e sumiu novamente.
Depois disto nunca mais viram o fantasma nem souberam de roubo de capote.
Nikolai Vasilievich Gogol, nascido na Ucrânia em 19 de março de 1809
...