Características do Estado Romano
Por: wellington235 • 26/11/2017 • Projeto de pesquisa • 384 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
Características do Estado Romano
O povo participava diretamente do governo (os considerados cidadãos), o voto era baseado na renda, ou seja, não existia democracia. O rei era considerado pelo povo como uma espécie de mediador dos deuses (Sociedade politeísta), o Rei possuía poderes militares e também de escolher cargos públicos (Somente a classe mais alta tinha direitos a esses cargos. Em caso de desordem o Rei podia convocar uma ditadura (como crises sociais e políticas).
Podemos perceber que no Estado Romano, o poder era usado de forma desigual pelo Rei, favorecendo os interesses do Rei e da classe mais alta.
Características do Estado Medieval
Descentralização e fragmentação do poder (O senhor Feudal exercia poder sobre os vassalos, o Rei junto a Igreja exerciam poder no Estado). O estado, era submisso ao poder espiritual da igreja Romana, onde a mesma governava de acordo com seus interesses. A forma de governo era em Monarquias, vários polos políticos (Feudos). Benefícios políticos e sociais para o clero e a nobreza, e direitos restritos aos servos.
Aqui já percebemos um poder descentralizado exercido pelo Rei e a Igreja, e pelos Senhores Feudais em seus feudos. O uso do poder em benefício da classe alta, prevalece no estado Medieval.
Características do Estado Moderno
Aqui surge o absolutismo monárquico (Poder concentrado nas mãos do Rei), a sociedade onde era sistemas feudais, passa a ser uma sociedade capitalista. Percebemos desigualdades no sistema tributário no Estado Medieval, com a chegada do Estado moderno, os impostos passam a ser cobrados de forma igual (não existindo distinção social).
Percebemos que o poder neste período sofre mudanças consideráveis, onde o poder era descentralizado na idade média, vira absoluto na mão do Rei. Trazendo insegurança para a sociedade. Onde os impostos eram cobrados por desigual entre as classes do Estado medieval, no Estado Moderno começam a ser cobrados impostos razoáveis.
O uso do poder centralizado na mão do rei, causava uma certa revolta na sociedade. Onde o Rei fazia o uso dos 3 poderes para se alto beneficiar. Era necessária uma divisão desses poderes, onde Montesquieu vem com sua ideia de divisão desses poderes.
“Em um corpo de magistratura o poder legislativo é juntado ao judiciário e executivo, não á segurança social”.
Onde ele dá a divisão dos poderes com o sistema de freios e contrapesos, um poder freando o outro quando se engrandece, ocorrendo um equilíbrio.
...