Caso concreto direito civil II
Por: danyellyguedes • 24/7/2015 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 647 Visualizações
DANIELE BISPO FERREIRA
PLANO DE AULA 1, DIRIETO CIVIL II
CASO CONCRETO 1
- O HOMEM DEVIDO AO ENORME E CONSTATE PROGRESSO, TANTO DA TECNOLOGIA, DAS COMUNICAÇOES, DA URBANIZAÇÃO E DO CONSUMISMO DESENFREADO, DESENVOLVEU UMA INTENSA ATIVIDADE ECONOMICA, QUE DEVEM SER CONTROLADAS E REGULAMENTADAS PELO DIREITO OBRIGACIONAL, COM O OBJETIVO DE EQUILIBRAR A RELAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS DAS RELAÇÕES ECONOMICAS.
- O PRINCIPIO DA ETICIDADE (BOA FÉ) TRADUZ PARA O DIREITO OBRIGACIONAL UMA IDEIA DE CONFIANÇA, ETICIDADE E ISSO É COBRADO NO CÓDIGO CIVIL A EXEMPLO DO ART. 422, QUE REGULAMENTA EXPRESSAMENTE ESTE PRINCIPIO.
O PRINCIPIO DA SOCIALIDADE (FUNÇÃO SOCIAL), OS SUJEITOS DA RELAÇÃO JURIDICA SÃO LIVRES E AUTONOMOS NAS SUAS VONTADES, ESSAS VONTADES NÃO DEVEM SER INCONTROLADAS, ESSE PRINCIPIO TRAZ A IDEIA DA COLETIVIDADE E DE FUNÇÃO SOCIAL, UMA VEZ QUE É NA SOCIEDADE QUE ESSE CONTRATO SERÁ EXECUTADO, E PARA QUE NÃO HAJA LESIONAMENTO NA RELAÇAO. SOBRE ESTE PRINCIPIO VERSA O ART. 421 CC, TRAZENDO O EQUILIBRIO ENTRE O ELEMENTO INDIVIDUAL E O SOCIAL.
- OBRIGAÇÃO É A RELAÇÃO JURIDICA EM UMA PESSOA OU MAIS, PODE EXIGIR DE OUTRA (S) A REALIZAÇÃO DE UMA PRESTAÇÃO. DEVER CORRESPONDE A UM DIREITO SUBJETIVO VISTO ATRAVÉS DAS NORMAS IMPOSTAS QUE EXIGE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO ATIVO OU NÃO., EX. : NÃO PRATICAR UM ATO ILICITO SOB PENA DE SER PUNIDO. DIFERENTEMENTE DO DEVER, O ESTADO DE SUJEIÇÃO PODE SER ENTENDIDO SOB A OTICA DO DIREITO POTESTATIVO ONDE O SUJEITO É SUBMETIDO A UM ESTADO SUJEIÇÃO, SEM QUE O MESMO NADA POSSA FAZER, AO TITULAR DO DIREITO POSTESTIVO. EX.: CERTA LEI QUE IMPEDE O ADVOGADO DE ADVOGAR EM CAUSA PRÓPRIA.
ÔNUS É A IMPOSIÇÃO DEOBSERVÃNCIA DE UM COMPORTAMENTO COM O OBJETIVO DE MANTER UMA VANTAGEM OU EVITAR UMA DESVANTAGEM. EX.: DOAÇÃO COM ENCARGO/CONDIÇÃO.
RESPOSABILIDADE TEM CARATER SECUNDÁRIO VISTO QUE DECORRE DO DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO OU DE LEI, ONDE A OBRIGAÇÃO TEM CARATER PRIMÁRIO POR DECORRER DA LEI E DAS VONTADES.
CASO CONCRETO 2
- FONTE IMEDIATA (DIRETA)
- FONTE IMEDIATA (DIRETA)
- FONTE MEDIATA (INDIRETA)O
- FONTE IMEDIATA (DIRETA)
- FONTE IMEDIATA (DIRETA)
QUESTÃO OBJETIVA: LETRA E
...