Ciencia Politica Marcia
Por: Caio Lettieri • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
Resumo – P2 – Ciência Política
Questões e Respostas baseadas no conteúdo da prova
Qual a ideia principal no contrato social de Rousseau?
Rousseau aborda a relação que há entre o Contrato Social e a Liberdade. Essa relação é vista por ele de uma maneira em que haja um alinhamento entre os ideais de liberdade do homem natural e com o processo em que o homem abre mão de parte de sua liberdade individual em favor da liberdade e harmonia coletiva.
A conclusão chegada por Rousseau foi que esse vínculo entre liberdade natural e liberdade coletiva se dá por meio de um Contrato Social, que pode ser entendido como um pacto de consentimentos, em que todos os homens entre si, abdicam de sua plena liberdade natural em virtude de uma vontade e harmonia geral da sociedade.
Disserte sobre os conceitos de liberdade e igualdade no contrato social de Rousseau, destacando a importância desses princípios.
Somente é possível alcançar plena liberdade por meio de um Contrato Social, segundo Rousseau, isso se dá uma vez que nesse cenário os cidadãos fazem suas próprias leis, então, o individuo, unido aos demais homens, obedece a uma lei criada por ele mesmo. Com isso temos um homem que adquiriu uma liberdade civil ao abdicar sua liberdade natural.
O Contrato Social vem com a proposta de restabelecer a harmonia e igualdade na sociedade civil, tal igualdade que era quebrada no estado de natureza por forças e talentos, e agora pode ser reafirmada por meio de convenções normativas e direitas, levando o ideal de que todos os homens são iguais.
Quais as considerações que podem ser feitas em relação ao povo e ao soberano na obra O Contrato Social?
Segundo Rousseau, a soberania nada mais é do que o exercício da vontade geral (vontade do povo), portanto temos um povo soberano, um ser coletivo que é portador de uma soberania inalienável e indivisível. Retomando os conceitos de igualdade, esse povo soberano é configurado tanto como parte passiva quanto parte ativo do sistema legislativo da sociedade, causando assim uma perfeita combinação entre soberania e obediência.
Por último, Rousseau afirma que essa soberania coletiva praticada pelo povo é passível de erros, mas não por conta dele se tornar corrompido, mas sim por ser sujeito a enganações de políticos em um sistema de representantes.
De acordo com o pensamento de Maquiavel explique a Virtu e a Fortuna.
O homem político que desejasse manter o poder deveria tem em mente dois conceitos, fortuna e virtu. A fortuna é definida como uma deusa que possui os bens aos quais todos os homens desejavam (honra, riqueza glória e poder), só que para conseguir tudo isso é necessário “seduzir” essa deusa demonstrando virilidade e inquestionável coragem. Com isso, o homem precisa ter virtu.
Por fim, a virtu político exige vícios e valores em que são utilizados conforme a necessidade de manter o poder. O agir virtuoso engloba uma virilidade e uma natureza animal onde o que conta é o triunfo das dificuldades e a manutenção do Estado.
Qual era o contexto histórico quando
...