Ciencias Politicas
Por: Flavia Cristine • 21/6/2015 • Relatório de pesquisa • 669 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
CIÊNCIA POLÍTICA
ASSUNTOS ESPECÍFICOS DA AV2
1ª questão – MONARQUIA E REPÚBLICA
Monarquia – é constituída de autoridade unipessoal e hereditária, gozando de vitaliciedade.
República – é um sistema de governo, no qual o povo elege seus representantes, para mandatos com prazo determinado.
2ª questão – SOBERANIA – é o exercício da autoridade, do poder supremo, que para tal, necessita do reconhecimento e submissão de seu povo e dos demais Estados.
3ª questão – CONCEITO DE POLÍTICA – é a ciência que estuda as estruturas de poder, com vistas em assegurar a boa convivência entre os seres humanos, na vida em sociedade.
4ª questão e 9ª questão – PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO
Parlamentarismo – A representação não é unipessoal. Há a divisão na titularidade do exercício do poder. O Chefe de Estado é o MONARCA (no Regime Monárquico Parlamentar, e é hereditário), ou o PRESIDENTE DA REPÚBLICA (no Regime de República Parlamentarista, e é eleito pelo povo). E o Chefe de Governo é o Primeiro Ministro ou Chanceler ou Premier (eleito pelo Parlamento, com prazo determinado para exercer o mandato, podendo o Parlamento cassar o mandato ou reelegê-lo).
Presidencialismo – A representação é unipessoal, ou seja, o Chefe de Estado e o Chefe de Governo é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, eleito pelo povo, com prazo determinado de mandato (geralmente quatro anos, tendo possibilidade de mais um mandato, se reeleito).
5ª questão – FORMAS DE ESTADO – especificamente FEDERAÇÃO
Federação – é a união de vários Estados Unitários, que se dá em caráter definitivo e sem possuir um objetivo específico. Os Estados abrem mão de sua Soberania, mantendo, entretanto, sua autonomia. Ou seja, deixam de existir como vários Estados/países e, se tornam um único Estado, tendo o mesmo Chefe de Estado e de Governo.
Federação Anômala ou Atípica – acontece quando um Estado se declara federativo, sem jamais seus Estados-membros terem sido Soberanos, ou seja, nunca foram países. Ex: O Brasil é uma Federação Atípica, pois jamais seus territórios estaduais foram países ou Estados Unitários.
6ª questão – THOMAS HOBBES – Para Hobbes, a principal característica humana é a ganância, a maldade, a periculosidade e a violência. Segundo ele “o homem é o lobo do próprio homem”. Ou seja, o homem é o predador do próprio homem, pois para atingir seus objetivos é capaz de fazer qualquer coisa, inclusive matar. E pelo instinto de conservação, o homem vive em relativa paz; não por respeito uns aos outros, mas por medo do que o outro possa lhe fazer. Ou seja, o medo nos faz reconhecer os riscos e nos respeitar mutuamente. Em sua obra, o Leviatã (figura mitológica que representa o poder), Hobbes diz que o Estado existe por necessidade de controle; como forma de constranger o homem a não agredir o outro. Sendo assim, toda a sociedade vive em paz, por medo do poder do Estado. O contratualismo, na visão de Hobbes, é uma estrutura de poder que está presa a uma determinada pessoa, a um soberano/absolutista, que impõe medo a todos os outros, instaurando assim, a paz social. O contrato social de Hobbes é baseado no medo que o homem tem de ser atacado, de ser prejudicado.
...